terça-feira, 8 de março de 2011

Black Swan - Cisne Negro

Este filme é um thriller psicológico. Excelente! E a atriz principal Natalie Portman mereceu o Oscar de melhor atriz!
A apresentação do diretor da Cia de Dança, Leroy (Vincent Cassel): " cisne branco é uma garota virgem, pura e doce presa no corpo de um cisne. Deseja a liberdade, mas apenas o amor verdadeiro poderá desfazer o feitiço. Seu desejo é quase atendido  na forma de um principe, mas antes deles poderem consumar o amor, a sombria irmã, o cisne negro, envolve e seduz o principe. Devastada o cisne branco se joga de um penhasco e morre, e na morte encotra a liberdade."
Nina (Natalie Portman) é filha de uma ex bailarina, Erica (Barbara Hershey) que em algum momento de sua vida abandona o balé por causa da filha.
O filme não nos dá muitos detalhes da história da mãe de Nina, mas percebe-se que toda a problemática emocional da moça está ligada a mãe.
A mãe, uma ex bailarina, mas que ainda se veste e se porta como uma bailarina através de suas roupas e postura se mostra uma mulher frustrada que se realiza através da filha colocando e impondo a Nina uma rotina e comportamentos bem rigidos.
Nina não tem vida social, vive para o balé e para a mãe.
Percebe-se em alguns momentos que Nina quer se desvencilhar da mãe, quando não atende suas ligações, quando tenta recusar o bolo que a mãe a oferece, mas como a relação é baseada na culpa Nina acaba cedendo quando não se auto punindo.
Bom, esta é a estória de Nina em sua casa.
Na Cia. de Dança, ela está na expectativa de ser escolhida como bailarina principal para a apresentação do Cisne Negro. Segundo o diretor que a seleciona numa primeira instancia, diz que ela é perfeita para representar o cisne branco, pois a peça será representada pelo cisne branco e pelo cisne negro, onde uma bailarina apenas será capaz de representar ambas. Como o próprio nome diz, cisne branco, vem carregado de romantismo, pureza, fragilidade, delicadeza. Nina é perfeita para o papel, pois em seus 28 anos  de vida foi treinada e ensinada pela mãe a seguir regras rígidas e ser uma pessoa muito disciplinadae principalmente viver para o balé.
Já o cisne negro irá exigir da bailarina o oposto. Rebeldia, sedução, força, expor seus desejos e lutar por eles.
Estas na verdade, seriam características que Nina teria em seu interior, mas que estavam totalmente bloqueadas para não decepcionar a mãe, mas não significando que o desejo de se rebelar não estava presente e a saida para Nina seria a loucura.
Seu surto psicótico surge quando Nina sente que vai perder a oportunidade de representar o papel, então surgem na estória os delírios de Nina que ela já os confunde com a realidade.
Ela primeiramente se espelha em sua rival Lilly, (Mila Kunis) que seria excelente para representar o papel do cisne negro, pela maneira natural e expontanea quando se apresenta, mostrando beleza e sedução.
Nina mostra claramente o desejo por ser ela para poder incorporar a personificação do cisne negro, como se ela sendo Lilly se autorizaria fazer o Cisne Negro.
O filme, Cisne Negro, explora com muita propriedade e inteligencia, os conflitos vividos por uma jovem que em sua loucura, busca a perfeição e paga qualquer preço para alcançá-la, seja ela para agradar a mãe ou a si própria.