segunda-feira, 14 de março de 2011

O Simbolo II

As estatísticas de meu blog mostram que o post Simbolo é um dos mais acessados.
Este post é uma cópia, onde dou os devidos créditos. 
Este post fala do simbolo da psicologia. Recebo muitos e-mails de estudantes de psicologia me comentando sobre ele.
Mas,  deve haver algum significado por trás do desejo de se buscar o entendimento sobre a simbologia. Penso que todos nós somos ligados a simbolos, por que eles nos significam algo, querendo dizer, falar, explicar, mostrar.
Símbolo vem de symbollon (latim) - marca, sinal e súmbolos (grego) sinal.
Não tem saida, não vivemos sem eles, os simbolos.
Eles são a marca de nossas comunicações.
Indústrias e Empresas recorrem as marcas para poder se expressar e quem sabe até através de seu simbolo contar um pouco de sua história. Tem Empresa que só de olhar sua marca já sabemos quem é, como a Volkswagen, Mercedes Benz, Mc Donalds, Apple, e outras. 
Também as profissões buscam sua simbologia, como por exemplo o simbolo da Psicologia, que é uma letra grega,um tripé que sustenta as 3 vertentes da psicologia: analitica, comportamental e humanista.
E nós seres humanos não ficamos de fora, também desenvolvemos uma marca, o nosso jeito de ser, expressar, vestir. "Isso" nos simboliza, nos marca, nos significa.
Mas o mais interessante é que por trás de toda marca tem uma história e essas histórias segundo Carl Gustav Jung, trazem uma herança genética. Portanto temos ai o inconsciente agindo em nossos comportamentos, traduzindo nosso jeito de ser e influenciando em nossas escolhas.
Muitas vezes nos comportamos de um jeito e nem sabemos por que, assumimos um estilo, mas ele tem um por que. Mas são nossos símbolos, nossas marcas, trazendo uma história que não conhecemos e que nos faz estar ligados a ela por toda nossa vida. Por isso, deve ser tão interessante pra gente. E ai, fazemos nossas ligações e relações.
Jung disse "...nossa mente inconsciente bem como nosso corpo, é um depositário de relíquias e memórias do passado." (Jung, 1998)
"Nada é por acaso", já disse  Freud! Nos identificamos com certas pessoas, pois "falam a nossa lingua", (significando jeito de vestir, pensar, agir). Pelos símbolos elegemos nossos ídolos e rejeitamos outros, escolhemos nossas marcas, e quem sabe até nossas profissões.
O símbolo nos liga a nossa essencia. Nos põe em contato com um mistério, que ao mesmo tempo é conhecido, isto é, nosso compotamento, nosso jeito de ser, de vestir, mas os por ques, são um mistério. Portanto entendo que buscar o conhecimento dos  simbolos é uma maneira de entender a nós mesmos como também nossas escolhas.
Se quiser saber mais sobre as marcas visite o site da revista superinteressante:
http://super.abril.com.br/cultura/misterio-marcas-615685.shtml