domingo, 14 de março de 2010

TRADIÇÃO FAMILIAR


-->
Do dicionário –
Tradição: ato de transmitir ou entregar. Transmissão oral de lendas, fatos, etc., de idade em idade, geração em geração. Transmissão de valores espirituais através de gerações.
O que aprendemos como aprendemos e como transmitimos as tradições de nossos antepassados as nossas crianças, o futuro?
Aliás, qual seria a importância de uma tradição?
Todos nós seres vivos precisamos de uma referência para existir. Observando os nossos genitores e histórias e estórias que nos contam é que vamos somando e construindo nossos valores.
Sempre temos em nossa história familiar uma receita de família, o porquê e como se fazem as coisas, o como se cuida de um bebe, quais o chás são bons quando temos uma dor ou um mal estar. O respeito ao próximo. Tudo isso vem de nossas tradições. E é tão bom, por que nos dá segurança, sabemos onde buscar nossos recursos de sobrevivência. Cada família tem seu próprio jeito, sua própria cultura, mas com apenas um objetivo: cuidar.
Por muito tempo penso que a tradição funcionou para preservação da espécie.
Onde foi que tudo se perdeu?
Hoje vemos jovens ou até mesmo crianças envolvidos no crime. Não existem valores e nem regras.
Me questiono: que história e estória essas crianças ouviram? Que regras lhe foram ensinadas?
Estes dias peguei uma reportagem no noticiário já em andamento, mas a cena que vi era: duas mães choravam. Uma por ter perdido sua filha, a outra por que o filho havia cometido o crime. E esta mãe pedia perdão e sim ela a perdoou, mas disse “não sei se consigo perdoar seu filho”. O mais emocionante foi quando a mãe que havia perdido sua filha se depara com o garoto que havia cometido o crime.
Esta mãe pergunta: “Por quê? Por que você a tirou de mim, da minha família e dos amigos? Por que você fez isso comigo?”
A resposta: um palavrão!
Por um momento tentei me imaginar como uma assassina e me imaginei um bicho, que não sente, não tem compromisso, não sei o que é a palavra não e não tenho o significado registrado de frustração, e como conseqüência, muito egoísta precisando tirar alguém do meu caminho ou alguém que está em meu caminho me interrompendo de alcançar um objetivo.
Mas para minha realidade isso não funciona, é cruel demais interromper a vida de alguém pra conseguir algo que quero.
Então onde essas famílias estão se perdendo?
Hoje em dia corremos o risco de sair de casa e não voltar mais!
E a passagem de Coríntios 13 me vem à cabeça assim como cantado por Renato Russo:
“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanha...”
Então para este tema me ficam vários questionamentos:
Será que hoje algumas famílias não valorizam mais as suas tradições?
O “não” perdeu sua importância?
E as conversas familiares onde se lembram do passado resgatando os valores, histórias e estórias? Onde foram parar estes momentos?
As reuniões familiares, as fotos em grupo, dias festivos?
Será que os dias foram ficando apenas ocupados com o trabalho? Será que abriram mão de momentos tão importantes na valorização de nossas crianças? E ai para compensar ao menor sinal de um pedido não existe o limite, não existe o não, para compensar sua ausência?
Aí então se consegue entender o porquê hoje vemos tantas crianças e jovens frustrados e para compensar esse vazio, vandalizam e correm atrás de um desejo que não se satisfaz como a falta de um abraço, um carinho familiar, os momentos juntos.
A história que nos é passada, a estória que nos é contada, onde aprendemos regras e valores, e também aprendemos a sonhar e que para conseguir o que se quer, tem um preço, nossas atitudes têm conseqüência.
Não jogue suas tradições no lixo, elas são de uma riqueza e preciosidade sem tamanho e com certeza um dia falarão alto e vão fazer a diferença.

3 comentários:

  1. I read this early this morning and wanted to tell you it is such a great subject!! THIS IS DEFINITELY A SUBJECT THAT PEOPLE NEED TO BE REMINDED OF! A very smart, beautiful, in fact, intelligent man once said that we need to bring "Family Night" back into the home. He said parents need to pay more attention to their children, such as having a "Friday night Family Game Night, or Movie night"....You know who that GENIUS of a MAN is? Michael Jackson! When I heard him say that in an interview, I stopped and thought, "why have we stopped doing that?" So from then on, we set aside a night for FAMILY ONLY! Whether we watch movies, play games, or just sit down at the dinner table and eat and discuss our day! It is so important to keep up with family traditions. If we have no traditions, what are we leaving for the next generation??
    VERY NICE ARTICLE, LIA! Thanks for the reminder...
    ALL FOR LOVE, SISTER!!
    Pam

    ResponderExcluir
  2. Sim, querida. Concordo contigo sobre o legado deixado culturalmente pelos nossos antecedentes, a dificuldade reside em não vincular isso em relação à posse de bens materiais, ou seja, ficar apenas no plano espiritual, para não haver discórdia nas famílias. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tem um selinho para você postar no seu blog, lá no Degrau Cultural. Beijos

    ResponderExcluir