sábado, 6 de março de 2010

TDAH, TDA, ADD, DDA


Você conhece estas siglas?

Transtorno de Déficit de atenção com ou sem hiperatividade.

5% da população mundial sofre com a dificuldade de se concentrar, incluindo adultos, portanto não vale apenas para crianças. Um dia esses adultos foram as crianças chamadas de “pestinhas”.

Este diagnóstico pode ser feito a partir dos 7 anos de idade e isso também vale para meninas sendo que meninas sempre apresentam melhores comportamentos na escola, mas sofrem com a dificuldade de se concentrar.

Os sintomas são: desatenção, hiperatividade, impulsividade.

Crianças podem apresentar mais problemas de comportamento, dificuldades com regras e limites. São aquelas que não param quietas, não conseguem iniciar e terminar uma atividade, mas conseguem jogar vídeo game.

Por que isso? Por que é altamente estimulante.

Adultos que cresceram com este problema e nunca buscaram ajuda continuam sofrendo de desatenção para as coisas do cotidiano e do trabalho, são muito esquecidos. Esta dificuldade de concentração pode trazer maiores riscos de acidentes e até levar a pessoa a se envolver com drogas, são os que mais se divorciam.

Geralmente são os adultos que mudam de emprego com freqüência, não são mais hiperativos, mas são inquietos. Aqueles adultos que não param, mudam de canal toda hora, balançam muito as pernas, não relaxam. Os sintomas de inquietação permanecem e podem piorar por que quando se cresce cada vez mais a atenção será exigida.

Infelizmente ainda não há cura, mas tem remédio, chamado psico estimulante.

A Terapia ajuda? Sim ajuda, mas não se pode abrir mão da medicação. A terapia vai ajudar a pessoa a tratar suas dificuldades de relacionamento.

Mas, que transtorno é esse? De onde vem?

É uma alteração no cérebro na parte frontal e é genético.

A região frontal do cérebro é responsável pela atenção, pela vigilância, a área onde se planificam as coisas.

O portador deste transtorno não consegue ter esta área do cérebro ativada. Para conseguir produzir uma tarefa acabam estimulando outras áreas do cérebro e por isso a falta de atenção concentrada para atividades que são realizadas no momento, isto é, não terminam uma atividade e iniciam outra.

Isso causa frustração podendo até levar a uma depressão, por causa do cansaço.

Caso queria saber mais sobre este transtorno pode visitar o website:

http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/

Também podem pesquisar os doutores: Dr. Paulo Matos e a Dra. Ana Beatriz Silva

5 comentários:

  1. Sempre pensei que meu irmão mais novo fosse imperativo... Agora lendo seu post... Minhas suspeitas se tornam mais fortes. Existe alguma coisa que podemos fazer para diminuir a imperatividade??
    Adoorei o post!!
    Ah, e obrigada pelo selo!!
    Sinto honrada!!

    Bjuz

    ResponderExcluir
  2. Lia,
    As we say in America "You have Hit the Nail Right on the Head!" Meaning you got this exactly right! I can see all of these symptoms and behaviors is many of my adult friends and as you know my son. The problem today is that children are now being diagnosed at an early age, but only is the last 15 years, or so. Before that this disorder was not known and many adults have lost relationships, jobs, and sometimes, even their children by, as you say, turning to drugs or alcohol to self-medicate. I know quite a few adults with ADD/ADHD and they could have lived very productive lives had they been diagnosed as a child. Most of these adults are close to genius and very creative. Your friend above asked about guidance on this subject matter and I know several books to suggest, I don't know if she needs them in English or Portuguese, but I hope you do not mind me suggesting a few to her..BY THE WAY, GREAT ARTICLE! I love your writing! MUITO GRANDE!
    Reference Books:(THESE I HAVE READ and can be found on Amazon.com)
    1.'Different Minds' by Deirdre V. Lovecky
    2.The Gift Of ADHD: How To Transform Your Child's Problems Into Strengths by Lara Honos-Webb (THIS IS MY FAVORITE! VERY INSIGHTFUL & HELPFUL!)
    Thank you, Lia, for another GREAT article! This is a topic very near and dear to my heart! xoxoxo~Pam

    ResponderExcluir
  3. Para nós, professoras,nunca é demais ficar sabendo a respeito desse assunto, pois poderemos lidar de modo errôneo com um aluno que apresente uma deficiência dessa ordem, achando que é pura questão comportamental. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a entrevista do Dr. Paulo Matos à Marilia Gabriela. Esclareceu com bastante segurança e serenidade questões sobre esse complexo tema.

    ResponderExcluir
  5. Po... O chato é encontrar gente especializada nisso. Aqui em SP que tem mais psiquiatra/psicologo do que padaria é dificil.... e por vezes os caras mais de 350 por consulta.... To começando a achar que vai sair mais barato "deixar o turbilhão de pensamentos como está"

    ResponderExcluir