sábado, 17 de outubro de 2009

Quando sou fraco então é que sou forte! (II Corintios 12:5)


Desde minha formação como psicóloga ganhei o entendimento de que as mulheres são desenvolvidas para cuidar e os homens para serem cuidados.
Acredito sim que existam excessões. Isto não é uma regra. Mas a maioria tem funcionado assim.
Quando as meninas começam a crescer ganham uma boneca, e então brincam de casinha, já estão em treinamento. E os meninos vão jogar bola, brincar de carrinho, claro também tem treinamento ai, vão aprender a ganhar e perder, como se negocia com amigos, para mais tarde se desenvolverem como mantenedores. E ai então estão prontos para as alianças do futuro.
No decorrer do desenvolvimento feminino, estes dias conversando com uma colega, estudando nossas clientes e nossas mães, falamos dessa diferença.
A maioria das meninas não são poupadas na infância, a elas sempre são delegadas tarefas caseiras, obrigações, penso que aos meninos também, mas existe uma diferença sim neste cuidado que a mãe, uma mulher, desenvolve com seus filhos.
A mãe, ensina a menina desde cedo que ela deve ser forte, reagir aos problemas, cumprir com tarefas e obrigações, sem dar muita chance aos mimos e colos.
Já aos meninos, se eles não conseguem fazer, tudo bem, são homens, aí terão a mãe para fazer e corrigi-los, cuidar.
Não estou querendo culpar ou responsabilizar mães neste processo e muito menos colocar os homens na berlinda e dizer "olha só como vocês não dão conta."
Mas o quero dizer com este artigo é que existe um sistema já estabelecido culturalmente, na diferença dos sexos. Sempre um tema a ser abordado.
Mulheres podem até ser frágeis mas significando algumas vezes a falta da força física, mas fazendo dela alguém mais delicada, para exercer seu papel, de observadora, cuidadora, que ama, que tem afeto e está sempre pronta para cuidar.
Já o sexo masculino, o forte, sim a força física, o que trabalha e mantem a casa, o que da conta das tensões do dia-a-dia, mas que quando exerce seu papel de maneira adequada, está ali pronto, para atender aos pedidos da mulher ou da mãe, o ser cuidado e ser amado. E crescer na relação a dois.
O importante em tudo isso é que nós seres humanos, façamos as pazes com o nosso sexo e assim possamos desempenhar com qualidade nossos papéis e funções.
Afinal o ditado popular já diz:
"por trás de todo grande homem, tem sempre uma grande mulher".

3 comentários:

  1. Lia,
    Estou tentando educar meu filho de maneira diferente. Mas há coisas que parece já vir no DNA masculino como, por exemplo, o gosto pelos apetrechos eletrônicos. =]
    De qualquer forma, o ensino a manter a casa arrumada, a realizar suas tarefas domésticas e a respeitar as mulheres. Isto no sentido de que elas não são apenas feitas para "pegar" como dizem alguns amigos dele e, sim, que há sentimento ali dentro. Será que ele será um homem mais participativo dentro de casa e menos machista? Tomara q eu consiga...

    ResponderExcluir
  2. Lia,

    São muitas regras a serem seguidas, mas o importante nisso tudo é ser feliz. Seja cuidando do marido, seja Amélia de verdade ou seja cuidando da vida e sozinha.

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  3. Os papéis sociais exercidos pelos homens e pelas mulheres são diferentes e bastante incrementados pela cultura, no caso, a nossa pelo machismo da sociedade patriarcal. Mesmo assim, existem diversidades entre os papéis femininos e masculinos que são oriundas da própria natureza dos sexos. O que acontece em nossa sociedade é que generalizaram a ideia de que tudo é "natural" e nada é "construção social". Evidentemente, fomos e somos obrigadas a lutar pelos nossos direitos em face da exploração a que sempre estivemos submetidas, seja pelo homem, seja pela sociedade; seja em busca de um lugar ao sol, seja na procura de reconhecimento profissional. Muitas conquistas aconteceram e não foram doadas, não, foram frutos de lutas ferrenhas.
    Lia gostaria que desses uma passadinha em meu blog para verificar se consegui escrever um poema corretamente, em inglês. Podes me falar, sem medo, deixando um comentário dizendo o que devo alterar. Beijos da amiga de hoje e sempre. Tânia

    ResponderExcluir