domingo, 25 de outubro de 2009

Psicossomática


Você já deve ter ouvido falar que nosso corpo fala. Mas ele acima de tudo também sente e muito. Nós temos boas emoções claro, e nos trazem bem estar, mas as emoções negativas, como ansiedade, raiva, stress prejudicam nossa saúde. Tudo que não é externado, aquilo que não é dito, magoas, falta de perdão, a raiva e por aí vai a lista de sentimentos negativos que se produzem. Numa sequência produzem doenças desde que tenhamos uma propensão para, isto é um tendência genética. Exemplo: Problema, situação não resolvida - fator estressante - traz uma resposta ao organismo, uma emoção - a informação vai ao cérebro e devolve ao corpo em forma de doença. Que doença? Tudo vai depender de: predisposição, uma situação atual e experiências vividas incialmente.
No livro Psicossomática hoje de Julio Mello Filho, transcrevo um trecho e juntamente uma lista das doenças psicossomáticas:
-->
“A mente, por não conseguir resolver ou conviver com um determinado conflito emocional, passa a produzir mecanismos de defesa com o propósito de deslocar a dificuldade e/ou "ameaça" psíquica para o corpo. Com isso, acaba drenando, na forma de doença e seus respectivos sintomas, o afeto doloroso. Neste sentido, entre várias doenças aceitas como psicossomáticas podemos citar:”
  1. Artrite
  2. Câncer e todos os tipos de doenças auto-imunes
  3. Manchas no corpo
  4. Úlcera
  5. Asma
  6. Praticamente todos os transtornos de pele
  7. Alergias variadas
  8. Rinites
  9. Impotência sexual
  10. Muitas disfunções oftálmicas
  11. Hipertensão arterial
  12. Fibromialgia
Para você que me lê, a vida é muito curta, busque qualidade de vida, ame mais, perdoe sempre, pratique um esporte, se alimente bem. Se cuide! Saúde é bom e nós merecemos e com toda certeza quem está ao nosso lado agradece. Contamine as pessoas de maneira positiva!

6 comentários:

  1. Bom dia Liaaaa!!! Incrivel,eu assiti na sexta uma palestra sobre exatamente isso que vc falou.....e o titulo era : A fisiologia do perdao.
    Pena que no final as psicos tiveram que encher de liguica dizendo que Deus eh o senhor,sem ao menos perguntar se todos que estavam ali acreditavam nesse tal senhor que tanto elas falavam.....podiam ter citado que seria o inconsciente da pessoa pra ficar mais bonito,ou ter citado algumas outras religioes,como o induismo ou o budismo por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Lia,

    E no dia-a-dia esquecemos que certos sentimentos negativos nos fazem tão mal. Por essas e outras que sempre externo tudo o que sinto, seja lá o que for.

    Beijo grande, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  3. Lia querida,
    Este é justamente o problema que tenho, tocaste em cheio nas minhas 'dores' psicossomáticas. beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, adoro aprender com você.
    Beijinhosss no coração.

    (Obs.: o visual do blog está lindo!)

    ResponderExcluir
  5. Néctar da Flor é um blog que sempre soube receber e retornar seus comentários. Nunca deixamos ninguém, por motivo algum, no silêncio de uma visita quando vem à nossa página. Por esse motivo queremos presentear todos os amigos, que assim como nós, sabem acolher qualquer pessoa que chega com gentileza na sua casa virtual. Sem recriminação, sem preconceito, sem frescura.



    Simplesmente porque:



    Acolhe com o coração!



    Beijos jogados no ar, sempre!



    -

    ResponderExcluir
  6. Excelente post, Lia.
    Agora uma pergunta. Quem possui uma dessas doenças está necessariamente somatizando problemas? OU algumas dessas doenças podem surgir em pessoas saudáveis, realizadas profissionalmente, que têm família etc?

    Uma beijoca

    ResponderExcluir