domingo, 25 de outubro de 2009

Psicossomática


Você já deve ter ouvido falar que nosso corpo fala. Mas ele acima de tudo também sente e muito. Nós temos boas emoções claro, e nos trazem bem estar, mas as emoções negativas, como ansiedade, raiva, stress prejudicam nossa saúde. Tudo que não é externado, aquilo que não é dito, magoas, falta de perdão, a raiva e por aí vai a lista de sentimentos negativos que se produzem. Numa sequência produzem doenças desde que tenhamos uma propensão para, isto é um tendência genética. Exemplo: Problema, situação não resolvida - fator estressante - traz uma resposta ao organismo, uma emoção - a informação vai ao cérebro e devolve ao corpo em forma de doença. Que doença? Tudo vai depender de: predisposição, uma situação atual e experiências vividas incialmente.
No livro Psicossomática hoje de Julio Mello Filho, transcrevo um trecho e juntamente uma lista das doenças psicossomáticas:
-->
“A mente, por não conseguir resolver ou conviver com um determinado conflito emocional, passa a produzir mecanismos de defesa com o propósito de deslocar a dificuldade e/ou "ameaça" psíquica para o corpo. Com isso, acaba drenando, na forma de doença e seus respectivos sintomas, o afeto doloroso. Neste sentido, entre várias doenças aceitas como psicossomáticas podemos citar:”
  1. Artrite
  2. Câncer e todos os tipos de doenças auto-imunes
  3. Manchas no corpo
  4. Úlcera
  5. Asma
  6. Praticamente todos os transtornos de pele
  7. Alergias variadas
  8. Rinites
  9. Impotência sexual
  10. Muitas disfunções oftálmicas
  11. Hipertensão arterial
  12. Fibromialgia
Para você que me lê, a vida é muito curta, busque qualidade de vida, ame mais, perdoe sempre, pratique um esporte, se alimente bem. Se cuide! Saúde é bom e nós merecemos e com toda certeza quem está ao nosso lado agradece. Contamine as pessoas de maneira positiva!