terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lobo em pele de cordeiro?


Tudo se inicia no ventre materno.
Aos 45 dias de gestação o feto experiencia seu primeiro sentimento - RAIVA!
Que impressionante. O AMOR, começa aos 4 anos e meio, e isso depende dos pais. Que responsablidade.
O amor nasce do medo. O afeto vai nascer da relação com a mãe. E a mãe ou quem cuida as vezes briga para ensinar, corrigir, dar limites. Aí então acontece o medo de perder quem se ama.
Na falta de limites, de atender a todas as demandas de uma criança em vez da raiva, nasce a indiferença. Sentimento muito pior do que a raiva, pois a raiva se contem com beijo, abraço, pode-se perdoar. Mas como lidar com a indiferença? Quando se fica indiferente, não existe mais afeto. Se perde!
Sim infelizmente o mundo está ficando frio, valores e amores estão indo embora.
Por que? Por que um dia limites não foram dados. E para sanar a falta deste vazio interno ocorre uma busca desenfreada para o "ter" e não se valoriza mais o "ser".
O mundo do aqui e agora. Hoje voce aperta um botão e tem o que quer. Já não se sabe mais esperar por nada, nem elevador. Da angústia esperar muito. E a pessoa que não aguenta a angústia, explode.
As sociopatias e psicopatias que antes eram tão raras e longinquas agora estão muito perto.
As mentiras, o passar o outro prá trás, fazer mal ao outro sem pensar em consequências e o que é pior, sem sentir culpa, são os transtornos de conduta.
Uma pesquisa realizada em 1994 por Robert Hare (Psicólogo), diz que para cada 10 pessoas 4 apresentam um transtorno de conduta. Antes a conta era bem diferente para cada 100 encontravam-se 4 pessoas com um trantorno de conduta.
Sim a nossa sociedade está doente.
Mas a estes que mentem, enganam, na verdade se enganam. Mas também não sofrem, por que criam um mundo fantasioso e acreditam nisso. Um dia eles já sofreram e não foram ouvidos ai então adoeceram. Um dia não tiveram limites, da raiva passaram para a indiferença e hoje quem sofre somos nós os saudáveis, mas o melhor de tudo isso, é que somos adultos e temos defesas para preservar nossa sanidade.
Artigo baseado na aula do Dr. Ivan Roberto Capelatto (Educador no seculo XXI)

4 comentários:

  1. Querida, concordo plenamente com o que escreveste. Não escolhi este mundo egoísta e individualista que está aí. Não escolhi ser mandada por políticos, não escolhi e muito menos concordo com toda essa estrutura social que está aí. Como você tão bem falou: "a nossa sociedade está doente". Ainda bem que estamos sãs! Beijos! Eu te adoooooro!

    ResponderExcluir
  2. O mundo hoje é tão fechado que fica difícil, até mesmo, bater na porta da gentileza. Muita enganação, muita interpretação e menos viver. Mas faço minha parte, tento ser feliz!

    Espero não perder contato, viu?

    Beijo grande, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  3. Lia,

    Não temos a opção de seguidores. Nosso blog e na versão antiga e não tem esse sistema. Acho que no perfil do blog, lá embaixo, tem algum local que coloca a url e dá certo. Lá no nosso blog tem o feed e você poderia nos linkar, né? Sobre os selos, pegue o selo que quiser, será um prazer presentear sua casa com nosso carinho.

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  4. Lia, concordo e muito. Infelizmente, muitos pais hoje em dia não sabem impor limites ou, pior, não querem ter o trabalho. Estão de saco cheio, cansados da rotina desgastante. Educar é uma trabalheira, bem sei do que estou falando. Às vezes chego esgotada do trabalho e ainda preciso conversar. Não é mole. E indiferença é um sentimento destruidor. Deus me livre viver com alguém que é indiferente a mim!
    Um beijo e obrigada pela ajuda valiosa.

    ResponderExcluir