segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fase Anal


Fase Anal: (2 - 3 anos) É a fase do controle dos esfíncteres. A criança começa a ser ensinada que
existe um lugar para fazer xixi e cocô.
Associado a este aprendizado está ligado o estar limpo e o estar sujo.
Dependendo de como esta cobrança é feita pelos pais ou a pessoa que cuida é que o caráter será definido.
Exemplo: exigências com os horários de ir ao banheiro ou caso crianças ainda façam suas necessidades na fralda e sujem suas roupas e acabem recebendo algum tipo de punição, ou por outro lado pais relapsos, que não cuidam da higiene e nem dos horários de seus filhos. Mais pra frente poderemos ter crianças ansiosas ou crianças que não lidem bem com a sujeira.
O que é adequado aqui seria um cuidado baseado no que é certo e no que é errado e principalmente ensinamentos sem punição. A criança ainda não está pronta neurologicamente, portanto dar comandos a criança de "anda logo", só vai desesperar a criança e levá-la a um quadro ansioso. E da maneira como a criança pensa, ela pode imaginar:  "se ela quer saber tanto do meu cocô, ele deve ter algum valor", ai a criança não faz. É assim que a criança pensa. E a partir daqui a compreensão do valor monetário.
 Daqui em diante poderemos ter adultos de caráter super econômico, a famoso mão fechada,  ou a pessoa liberal  o mão aberta ou o gastador compulsivo.
No primeiro caso vão surgir pessoas de um caráter muito rígido, exigentes e já no segundo pessoas mais relaxadas, relapsas.
A característica deixada pela fase anal que podemos ver em nós: são nossas manias, ou de limpeza, de ordem, extrema organização ou então o oposto, desorganização, falta de compromisso e por aí vai.
Em casos extremos podemos ver um quadro mais obsessivo, pessoas com manias de lavar a mão excessivamente, medo de pegar alguma doença, levando as pessoas a uma quadro chamado DOC (Distúrbio Obsessivo Compulsivo)

18 comentários:

  1. Explicar sobre afase oral em Freud,gostei muito do conteudo encontrado nassa página.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa explicação.

    ResponderExcluir
  3. ola anonimos
    obrigada pela visita e pelas palavras!
    se quiserem sugerir temas, por favor sintam-se a vontade!
    Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a maneira que explicou sobre a fase, a letra usada também se diferencia de qualquer outro site. Visitei aqui pois faço o curso normal, e irei apresentar um seminário sobre a Fase Anal , então, procurei , pesquise...e aqui foi onde mais compreendi.

    ResponderExcluir
  5. ola anonimo, obrigada pela visita, espero que vc volte e me deixe alguma identificação e principalmente possa me dizer como foi o seminário.
    abraço

    ResponderExcluir
  6. mt interessante!começei a estudar esse tema hoje!!

    ResponderExcluir
  7. Hoje irei apresentar um trabalho com esse tema!
    Gostei da sua explicação e anotei algumas informações para a apresentação!
    Muito obrigada e parabéns!

    Marcela Boechat

    ResponderExcluir
  8. oi Marcela,
    Obrigada pela visita.
    Espero que volte aqui pra contar como foi sua aula!
    Boa sorte!
    Lia

    ResponderExcluir
  9. Adorei a linguagem é acessível não só para profissionais mas, para mães que procuram estar informadas para educar adequadamente seus filhos...Nosso Futuro com qualidade...Adorei obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Adoraria ler seu comentário acerca da criança nervosa! meu bebê tem um ano mas, qdo ele nasceu decidi que eu gostaria que ele fosse calmo e tranquilo diferente de mim que sou muito agitada e ansiosa. Fiz amamentação exclusiva durante seis meses aquilo foi um trabalho realmente exaustivo, já que os meninos mamam muito e eu não tinha ajuda pelo fato de viver longe da família mas, fui muito paciente no meu objetivo não comia, bebia ou falava com outras pessoas durante a amamentação, apenas falava calmamente com ele, evitei deixá-lo em desconforto como fralda suja, fome, sono e etc. E sempre fiz ele sorrir muito hoje tem um ano é super feliz e sorridente além de muito inteligente já consegue falar frases inteiras é muito ativo porém ainda não anda engatinha, sobe e desce escada, levanta e anda segurado nas coisas.
    Tenho uma amiga que teve bebê 3meses depois de mim ela fez tudo ao contrário de mim deixava o bebê chorar muito porque dizia que tem que deixá-los chorar, fralda horas e horas sem trocar, tbm não dava de mamar nas horas recomendadas pelo pediatra e sempre muito rude ao falar com ele. Hoje ele tem nove meses mas, desde os oito já engatinha é muito rápido e agil parece que vai andar em pouco tempo, Porém é muito agitado e nervoso e grita por tudo desde bebê eu ficava sem jeito de chamar a atenção dela porque cada um tem a sua maneira de educar tentei dar algumas sugestões mas, ela não fazia. A minha pergunta é: Os bebês que sofrem privações de necessidades básicas desenvolvem-se mais rápido que os de ambiente mais calmo? Ficam mais agitados e nervosos também? Conclui assim porque vivi esse exemplo e já vi muitos outros com o mesmo perfil existe algum estudo sobre isso? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tenho uma menina de dois anos, muito esperta e inteligente, porém esta me dando um trabalhão quando o,assunto diz respeito ao coco. Quando sente vontade, senta no sofá e fica se espremendo para evitar que o coco sAia. Aí fica nervosa demais, chora e de repente o coco sai bem mole, como se estivesse com dor de barriga. Nao aceita ajuda e tambem nao quer ser trocada. Sou psicóloga, ms confesso que santo de casa nao faz milagre. Será que vc pode me ajudar? Abraço, Ana

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu filho tem dois anos e em dois meses já pede para fazer xixi e cocô, minha maior dificuldade no momento é que ele começou com a mania de pegar no ânus, fico tirando a mão dele e digo que não é brinquedo,com fazer, preciso de ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimos preciso que voces me deixem uma maneira de contactá-los. Um e-mail ou pelo menos o nome de voces.
      Entendo a aflição de voces e preocupação. Normal de toda e qualquer boa mãe e ou cuidadoras.
      A voce que me escreve por ultimo onde seu filho está com mania de tocar o anus, é normal, afinal ele está descobrindo que ali há também prazer, e ele acba se estimulando mais. Voce está indo bem, tirar a mão e dizer que não é brinquedo está certo e voce também pode acrescentar regras de higiene. Querendo bater um papo, me deixe seu e-mail.
      abraço

      Excluir
  13. Meu problema é parecido com o último. Tenho um menino de três anos e meio, que pede p fazer xixi, mas só faz cocô na fralda. Já tentei de td, sem pressionar, claro. Às vezes penso q não estou sendo enfática o suficiente. Não sei. A grande questão é que às vezes o surpreendo com a mão no ânus, e n sei muito bem como agir. Digo que tem cocô, que não pode mexer, mas não sei se está correto.
    Como devo proceder?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola pra voce anonima.
      Penso que essas respostas que dou a voces aqui é muito delicado pois não tenho acesso a todas as informações. Portanto o que respondo aqui é um breve pensar sobre os casos e baseado tambem no que a teoria nos diz.
      Ao final dos 2 anos a criança já tem o controle dos esfincteres. Esta fase mexe muito com os pais, sempre pelo medo de estar fazendo algo errado. No seu caso voce mesmo se questiona se tem sido enfatica o sufuciente. Voce pode cobrar sim so seu filho. Caso esteja insegura, busque a ajuda de um profssional para lhe ajudar mais de perto. Fique tranquila voce está no caminho certo, mas as vezes é necessário uma ajuda mais focada, nao necessitando de uma psicoterapia mas sim orientações em como proceder.
      Caso seja de Londrina, me procure,
      aguilera.lia@gmail.com
      abraço

      Excluir
  14. Oi, Lia! Falei com você no último comentário.
    Infelizmente não sou de Londrina, mas gostaria muito de tirar algumas dúvidas com você por email mesmo, se possível.

    Aguardo novo contato.

    Muitíssimo obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Peço que voce entre em contato via e-mail. Eu tambem prestos serviços online.
      Caso se interesse visite meu outro blog para atendimento online
      http://animaclinicapsicologica.blogspot.com.br/
      aguilera.lia@gmail.com
      fico no aguardo

      Excluir
  15. Lia, estou passando por isso, mesmo o meu bebê não tendo ainda 2 anos! rs
    Também tenho um blogger, achei esse assunto explicando o que estamos passando. Se não se importar, irei publica-lo e dar os seus créditos, ok?

    Beijos

    ResponderExcluir