segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fase Anal


Fase Anal: (2 - 3 anos) É a fase do controle dos esfíncteres. A criança começa a ser ensinada que
existe um lugar para fazer xixi e cocô.
Associado a este aprendizado está ligado o estar limpo e o estar sujo.
Dependendo de como esta cobrança é feita pelos pais ou a pessoa que cuida é que o caráter será definido.
Exemplo: exigências com os horários de ir ao banheiro ou caso crianças ainda façam suas necessidades na fralda e sujem suas roupas e acabem recebendo algum tipo de punição, ou por outro lado pais relapsos, que não cuidam da higiene e nem dos horários de seus filhos. Mais pra frente poderemos ter crianças ansiosas ou crianças que não lidem bem com a sujeira.
O que é adequado aqui seria um cuidado baseado no que é certo e no que é errado e principalmente ensinamentos sem punição. A criança ainda não está pronta neurologicamente, portanto dar comandos a criança de "anda logo", só vai desesperar a criança e levá-la a um quadro ansioso. E da maneira como a criança pensa, ela pode imaginar:  "se ela quer saber tanto do meu cocô, ele deve ter algum valor", ai a criança não faz. É assim que a criança pensa. E a partir daqui a compreensão do valor monetário.
 Daqui em diante poderemos ter adultos de caráter super econômico, a famoso mão fechada,  ou a pessoa liberal  o mão aberta ou o gastador compulsivo.
No primeiro caso vão surgir pessoas de um caráter muito rígido, exigentes e já no segundo pessoas mais relaxadas, relapsas.
A característica deixada pela fase anal que podemos ver em nós: são nossas manias, ou de limpeza, de ordem, extrema organização ou então o oposto, desorganização, falta de compromisso e por aí vai.
Em casos extremos podemos ver um quadro mais obsessivo, pessoas com manias de lavar a mão excessivamente, medo de pegar alguma doença, levando as pessoas a uma quadro chamado DOC (Distúrbio Obsessivo Compulsivo)