quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fase fálica


Fase que vai dos 3 aos 6 anos - A descoberta da sexualidade. O intresse pelo sexo oposto.
Meninos elegem a mãe como namorada e as meninas elegem o pai. Parceiros ideais.
Crianças do sexo oposto quando brincam juntas se dão conta de que seus orgãos sexuais são diferentes.
Descobrir e entender essa diferença sem traumas ou proibições é o mais saudável. Afinal faz parte da vida!
O que ocorre aqui é o pânico dos adultos por muitas vezes não saberem lidar com as questões da sexualidade e ai não se sentem seguros em lidar com a sexualidade de seus próprios filhos.
Sexualidade não é sexo. É a maneira como você lida com sua sexualidade (o ser homem ou ser mulher) e a descoberta do prazer e isto deve assustar aos pais e as pessoas que cuidam. Crianças tem sexualidade!
É a famosa fase edípica que vem da lenda grega quando Édipo se apaixona por sua mãe sem saber que esta o era.
A criança nesta fase é cheia de energia e também muito sedutora. Em muitos casos ela quer dormir entre os pais, são os famosos medos noturnos para poder ir dormir com a mãe ou o pai.
É importante os filhos continuarem se sentindo protegidos mas também é muito importante o limite. Não permita que os filhos invadam sua privacidade, eles devem permanecer em seus quartos e em suas próprias camas. Deem o apoio necessário a eles, sejam presentes mas sem abrir mão de sua vida. Choros vão acontecer quando voces dois, casal, forem sair, não caiam nessa, eles precisam deste limite. Agora é a hora do pai e da mãe, que são marido e mulher.
O que pode dar errado nesta fase? Caso a criança se identifique com o progenitor do mesmo sexo por razões como por exemplo, este progenitor ser muito agressivo, ser alcoolatra, muito rude, ai a criança se volta ao progenitor do mesmo sexo sendo esta uma das razões para o homossexualismo.
Quando tudo corre bem na fase teremos pessoas que sabem expressar seus sentimentos, são amigáveis, amorosas e capazes de proporcionar bem estar aos outros.
Como esta fase é chamada falica que vem de falo - pênis - está ligado ao poder, disputa. Na resolução da fase, ela pode deixar como marca do caráter alguém poderoso, um líder por exemplo, por que já que ele traz consigo a habilidade de lidar com o outro, ele poderá liderar pessoas. Ou também quando sendo portador de riqueza, pode esbanjar seu dinheiro, pode comprar carros caros e assim por diante, sempre para mostrar (inconscientemente) que não sofreu a castração durante sua infância onde não teve o objeto de seu amor idealizado. Ressalto aqui, que o amor e o desejo sentido pela criança entre os 3 e 6 anos jamais podem ser comparados ao amor de uma adulto, a criança não tem essa noção, mas é um sentimento grande e de posse.