terça-feira, 8 de março de 2011

Black Swan - Cisne Negro

Este filme é um thriller psicológico. Excelente! E a atriz principal Natalie Portman mereceu o Oscar de melhor atriz!
A apresentação do diretor da Cia de Dança, Leroy (Vincent Cassel): " cisne branco é uma garota virgem, pura e doce presa no corpo de um cisne. Deseja a liberdade, mas apenas o amor verdadeiro poderá desfazer o feitiço. Seu desejo é quase atendido  na forma de um principe, mas antes deles poderem consumar o amor, a sombria irmã, o cisne negro, envolve e seduz o principe. Devastada o cisne branco se joga de um penhasco e morre, e na morte encotra a liberdade."
Nina (Natalie Portman) é filha de uma ex bailarina, Erica (Barbara Hershey) que em algum momento de sua vida abandona o balé por causa da filha.
O filme não nos dá muitos detalhes da história da mãe de Nina, mas percebe-se que toda a problemática emocional da moça está ligada a mãe.
A mãe, uma ex bailarina, mas que ainda se veste e se porta como uma bailarina através de suas roupas e postura se mostra uma mulher frustrada que se realiza através da filha colocando e impondo a Nina uma rotina e comportamentos bem rigidos.
Nina não tem vida social, vive para o balé e para a mãe.
Percebe-se em alguns momentos que Nina quer se desvencilhar da mãe, quando não atende suas ligações, quando tenta recusar o bolo que a mãe a oferece, mas como a relação é baseada na culpa Nina acaba cedendo quando não se auto punindo.
Bom, esta é a estória de Nina em sua casa.
Na Cia. de Dança, ela está na expectativa de ser escolhida como bailarina principal para a apresentação do Cisne Negro. Segundo o diretor que a seleciona numa primeira instancia, diz que ela é perfeita para representar o cisne branco, pois a peça será representada pelo cisne branco e pelo cisne negro, onde uma bailarina apenas será capaz de representar ambas. Como o próprio nome diz, cisne branco, vem carregado de romantismo, pureza, fragilidade, delicadeza. Nina é perfeita para o papel, pois em seus 28 anos  de vida foi treinada e ensinada pela mãe a seguir regras rígidas e ser uma pessoa muito disciplinadae principalmente viver para o balé.
Já o cisne negro irá exigir da bailarina o oposto. Rebeldia, sedução, força, expor seus desejos e lutar por eles.
Estas na verdade, seriam características que Nina teria em seu interior, mas que estavam totalmente bloqueadas para não decepcionar a mãe, mas não significando que o desejo de se rebelar não estava presente e a saida para Nina seria a loucura.
Seu surto psicótico surge quando Nina sente que vai perder a oportunidade de representar o papel, então surgem na estória os delírios de Nina que ela já os confunde com a realidade.
Ela primeiramente se espelha em sua rival Lilly, (Mila Kunis) que seria excelente para representar o papel do cisne negro, pela maneira natural e expontanea quando se apresenta, mostrando beleza e sedução.
Nina mostra claramente o desejo por ser ela para poder incorporar a personificação do cisne negro, como se ela sendo Lilly se autorizaria fazer o Cisne Negro.
O filme, Cisne Negro, explora com muita propriedade e inteligencia, os conflitos vividos por uma jovem que em sua loucura, busca a perfeição e paga qualquer preço para alcançá-la, seja ela para agradar a mãe ou a si própria.

2 comentários:

  1. BOA NOITE LIA,HONRADO ESTOU, POR ADESÃO SUA EM CAMPOS MEUS,AMEI SEU BLOG,DIFERENCIADO,COM LINGUAJAR ADEQUADO E RECEPTIVO,MESCLANDO CULTURA E CIENCIA,A RECÍPROCA ADESÃO MINHA SE FAZ, NESSE ROMPER DE HUMANA E SOCIAL RELAÇÃO VIRTUAL,DAGORA A PARTIR,PESSOA GIRASSOLICA ÉS,ASSIM COMO NEÓFITO SEU SEREI SEMPRE.

    VIVA LA VIE

    OBRIGADO
    RICARDO CALMON

    ResponderExcluir
  2. Legal, digamos que um conto de fadas que não deu certo num primeiro momento porque a bruxa entrou em cena e atrapalhou tudo. Bem, não quero ser maniqueísta ao analisar os papéis, mas se o cisne negro ganhou o príncipe pela sedução, realmente ele tinha de ser o vencedor. A sedução envolve, cativa, conquista, tesão, beleza interior, autoestima, sabe, adoro isso. Seduzir um homem é despir-se sem tirar a roupa. Tânia

    ResponderExcluir