segunda-feira, 14 de março de 2011

O Simbolo II

As estatísticas de meu blog mostram que o post Simbolo é um dos mais acessados.
Este post é uma cópia, onde dou os devidos créditos. 
Este post fala do simbolo da psicologia. Recebo muitos e-mails de estudantes de psicologia me comentando sobre ele.
Mas,  deve haver algum significado por trás do desejo de se buscar o entendimento sobre a simbologia. Penso que todos nós somos ligados a simbolos, por que eles nos significam algo, querendo dizer, falar, explicar, mostrar.
Símbolo vem de symbollon (latim) - marca, sinal e súmbolos (grego) sinal.
Não tem saida, não vivemos sem eles, os simbolos.
Eles são a marca de nossas comunicações.
Indústrias e Empresas recorrem as marcas para poder se expressar e quem sabe até através de seu simbolo contar um pouco de sua história. Tem Empresa que só de olhar sua marca já sabemos quem é, como a Volkswagen, Mercedes Benz, Mc Donalds, Apple, e outras. 
Também as profissões buscam sua simbologia, como por exemplo o simbolo da Psicologia, que é uma letra grega,um tripé que sustenta as 3 vertentes da psicologia: analitica, comportamental e humanista.
E nós seres humanos não ficamos de fora, também desenvolvemos uma marca, o nosso jeito de ser, expressar, vestir. "Isso" nos simboliza, nos marca, nos significa.
Mas o mais interessante é que por trás de toda marca tem uma história e essas histórias segundo Carl Gustav Jung, trazem uma herança genética. Portanto temos ai o inconsciente agindo em nossos comportamentos, traduzindo nosso jeito de ser e influenciando em nossas escolhas.
Muitas vezes nos comportamos de um jeito e nem sabemos por que, assumimos um estilo, mas ele tem um por que. Mas são nossos símbolos, nossas marcas, trazendo uma história que não conhecemos e que nos faz estar ligados a ela por toda nossa vida. Por isso, deve ser tão interessante pra gente. E ai, fazemos nossas ligações e relações.
Jung disse "...nossa mente inconsciente bem como nosso corpo, é um depositário de relíquias e memórias do passado." (Jung, 1998)
"Nada é por acaso", já disse  Freud! Nos identificamos com certas pessoas, pois "falam a nossa lingua", (significando jeito de vestir, pensar, agir). Pelos símbolos elegemos nossos ídolos e rejeitamos outros, escolhemos nossas marcas, e quem sabe até nossas profissões.
O símbolo nos liga a nossa essencia. Nos põe em contato com um mistério, que ao mesmo tempo é conhecido, isto é, nosso compotamento, nosso jeito de ser, de vestir, mas os por ques, são um mistério. Portanto entendo que buscar o conhecimento dos  simbolos é uma maneira de entender a nós mesmos como também nossas escolhas.
Se quiser saber mais sobre as marcas visite o site da revista superinteressante:
http://super.abril.com.br/cultura/misterio-marcas-615685.shtml

7 comentários:

  1. Nossa! Já tinha lido o post anterior, sobre o símbolo da psi, mas este está muito bom mesmo! A simbologia é mesmo fundamental para o entendimento de si e do mundo, e seu texto traz isso de maneira agradável e muito informativa. Obrigada por uma boa leitura! Vou citar esse post e seu blog, tudo bem?

    ResponderExcluir
  2. estava em duvida sobre o simbolo da psicologia mais explicou bem...

    ResponderExcluir
  3. nossa, a leitura foi estremamente interresante,adorei seu jeito de espor tds estes significados de maneira agradavel, muito obrigado por te me proporcionado estes momentos de refletiçao ass:t.l

    ResponderExcluir
  4. Poder ter uma informação de um jeito tão claro é muito bom ... adorei sua forma leve de escrever esclarecendo de uma forma contagiosa as nossas duvida! Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Perfeito! Adorei! Parabéns pelo excelente post! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita e pelas palavras. abraço

    ResponderExcluir
  7. Adorei a forma sensível e bem embasada como você explica!!! Excelente! Um abraço!!!!

    ResponderExcluir