sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Irmãos


Este tema me foi sugerido por minha amiga Virginia, e ela me pede pra falar sobre a problemática do irmão do meio. Vamos la!
Prá falar de "irmãos", precisamos falar de familia, que são pessoas que se unem por causa do amor e do afeto. E nessa, não podemos nos esquecer que existem familias de um filho só, de dois, tres, de gemeos, só de meninos, só de meninas e por aí vão as variações familiares.
Pra juntar pais e filhos temos que falar de amor e afeto e também considerar conflitos.
Pois é tava bom demais né? Mas vida sem conflito é algo morto, se não temos conflito não temos pelo que lutar.
E luta é o que mais existe na relação entre irmãos. Lutam por um espaço, principalmente ao lado dos pais e então brigam. Sem brigas não se cresce, não se resolve problema. Brigas entre irmãos é normal e saudável.
Mas o problema na relação entre irmãos são pais, que quando interferem não agem como pais, mas sim como juizes e maus juizes. Como diz Ivan Capelatto em seu livro Diálogos sobre Afetividade, "pais são pais de filhos e não pais de irmãos".
Na relação entre irmãos só eles podem resolver seus problemas. Cada vez que um gritar "olha mãe", " o pai", o que irmãos tentam fazer é brigar por afeto, por atenção, disputam o amor dos pais, a famosa rivalidade entre irmãos.E pais nessa hora devem ser firmes, "resolvam entre voces".
Numa familia com mais de dois, existe a famosa Síndrome do irmão do meio, o irmão sanduiche. Ele passa a ser sufocado pelo mais velho, que tem mais experiencia e pelo mais novo que é o bebe da casa.
Parece que a luta para os filhos do meio será mais ardua para chamar a atenção dos pais, mas na relação com os irmãos, é tudo igual, a luta é a mesma.
O que sempre vai diferenciar é a maneira como os pais lidam com a briga dos filhos.
Ainda seguindo o mesmo pensamento de Ivan Capelatto, pais jamais devem interferir, mesmo que haja agressão fisica, ele inclusive aconselha os pais que se tranquem em algum lugar e espere passar. Entendam que estamos falando de crianças! Se eles se machucaram numa primeira vez, não haverá a segunda pois vão entender que não existem juizes para sua causa, a disputa pelo amor acaba e irmãos começam a relação de melhores amigos  para a vida adulta.
O papel dos pais na vida fraternal será ensinar a negociar e não tomar partido.
Quando na vida familiar ocorre a intereferencia nas brigas entre irmãos, aí então, podem se formar marcas e mágoas pra toda uma vida, na relação ente irmãos como também na relação com os pais.

Minhas leituras:
Marcia Homem de Mello - texto - Como educar, criar, cuidar, preparar a relação dos irmãos?
Ivan Capelatto - Livro - Diálogos sobre afetividade
Mauro Godoy - texto - Filhos do meio

4 comentários:

  1. Lia realmente muito bom artigo! Muito sensato e tudo bem colocado, com objetividade.
    Sou mãe de 03 filhos (02 homens nas extremidades e uma mulher no meio!) e já trabalho no sentido de gerenciar os conflitos na base do “resolvam entre vocês”. Já vi que estou “andando direitinho” no meu papel de educadora.:-)
    Vou avançar mais nisto procurando reunir a “turma” para conversar e podemos trabalhar conjuntamente..
    Enfim, adorei..
    Bjs
    Virginia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lia

    Seu blog está lindo!!!!!!! Adorei as novidades, até o formato das letras está uma graça. Parabéns! E reparei que vc adotou muita coisa bonitinha lá do Shabby blogs.

    Eu penso que os pais são fundamentais na relação dos filhos. Pais que, com um filho são severos e duros, e com outro são condescendentes, deixam mágoas e contribuem para a desunião entre os irmãos.
    Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  3. Lia, eu sou a irmã mais velha. A minha irmã do meio é um caos de pessoa. Egoísta ao extremo, avarenta, acredita sempre ser a dona da verdade. Meu irmão caçula sempre levou a pior nessa relação nada fraterna, detestava a mana do meio. Hoje, os dois estão unidos contra mim e eram totalmente contra a minha mãe que faleceu faz pouco para não ter que ajudá-la financeiramenteque . Tanto é que, quando pedi para meu pai avisá-la do falecimento, ela respondeu que "não tinha nada a ver com isso". O meu primo avisou meu irmão, e ele disse exatamente a mesma coisa. Então, por aí tu imaginas a união da família. Fiquei sozinha com tudo, desde agosto de 2010. Querida, como pode o dinheiro estabelecer as regras de conviência entre aqueles que são irmãos? Tudo isso que eles fizeram foi planejado para não terem que dar um centavo para minha mãe (fraldas, remédios, médicos). Olha só, na hora do enterro minha irmã chegou de carro zero km.Uma enorme camioneta. nem posso falar em irmã do meio, pois agora estou totalmente órfã de todos.

    ResponderExcluir
  4. Que historia heim Tania, mas infelizmente isso é mais comum do que podemos imaginar, mas estas provando que es forte e corajosa vamos em frente
    pq aqui se faz aqui se paga

    ResponderExcluir