segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Onde vivem os monstros


É um filme infantil que todos nós devemos ver!
Ultimamente tenho merguhado no universo infantil por conta do livro que venho desenvolvendo e tem sido "mágico"! ;0)
Este filme com muita delicadeza mostra que todos nós carregamos nossos "monstrinhos" internos.
E no universo infantil mostra como esta criança soube lidar com seu lado agressivo.
A estória mostra um menino que deve ter entre 8 10 anos, que mora com sua irmã adolescente e sua mãe. Ao que parece esta mãe é separada e tem um namorado.
Este menino que esta na fase da latência precisa muito do universo masculino, para que ele possa fortalecer suas identificações e na sua casa isso não existe.
Então ele desafia a mãe, desafia a irmã...brigas. Carrega muita raiva dentro dele, mas ele externa toda ela, não sabe como lidar e logicamente a mãe também não está dando conta.
Num desses enfrentamentos com a mãe, ocorre algo que o assusta e a mãe também externa algo diferente, o levando a se refugiar em seu mundo de fantasia.
Neste mundo, ele encontra monstros, um em particular com quem ele se identifica, traz uma fala de que está sozinho neste mundo de agressividade, e logo então Max, o personagem do garoto se apresenta participando do momento agressivo.
Se torna Rei deste mundo de fantasia e como ele cria vínculos com seus "mosntrinhos" ele acaba magoando esses personagens e aí então sente na pele como é gostar e o risco que uma relação pode trazer quando se gosta, pois magoas podem surgir.
Neste momento ele se angustia, e só assim ele pensa e sente falta de sua casa.
Querendo ver o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Dg3Uqm3tbis
Assisitindo não deixe de participar comigo! Fico no aguardo!
Bom filme!

3 comentários:

  1. Olá, eu assisti o filme e estava procurando na internet alguma explicação psicanalítica, mas não posso deixar de compartilhar minha meus pensamentos com alguém que também gostou do filme.
    Bom, eu tive várias dúvidas acerca do filme e diversas senas me intrigaram.
    Os monstros da fantasia de Max me pareceram figuras familiares - Um momento, fantasia? o que foi aquilo na verdade? uma alucinação? delirio? ilusão? Bom, eu gostaria de saber se vc pode relacionar cada monstro aos personagens da sua vida real. Ex: jk (acho que esse é o nome dela) é a mãe de Max na vida real.
    e assim sucessivamente?
    Também gostaria de entender o processo edipico dessa criança, será que você pode me ajudar?
    Ótimo Blog

    ResponderExcluir
  2. Ola the think....me envie seu e-mail assim podemos trocar mais informações. Voce é estudante de Psicologia?
    Em primeiro lugar muito obrigada pela visita, por suas palavras e devo dizer excelentes observações. Não havia pensado nisso. Creio que vc tem razão.
    Como é um filme não podemos dizer se é delirio, alucinação. POr isso fiquei com fantasia, por tambem se tratar de um filme infantil.
    abraço e espero que volte.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se pra ti passou a mesma sensação (deve ter passado) mas os "monstrinhos" são diferentes expressões do próprio garoto. Logicamente, tudo que é introjetado é uma expressão dele, mas falo de signos que representam exatamente visões diferentes do Maxe de suas relações com o mundo a sua volta.

    Sou estudante de psicologia e adentrei a pouco tempo no fabuloso mundo da psicanálise e acho que não conseguiria esboçar uma crítica com tamanha estrutura e precisão. Adorei. Virei fã.

    ResponderExcluir