segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A vida do Psiquismo


Após falar sobre Id, Ego e Superego; não posso deixar de falar daquilo que dá vida a estas instâncias, que são consciente, pré-consciente e inconsciente.
Consciente: é o que temos acesso, onde podemos estar fixados em nossas lembranças do passado ou concentrados apenas em nosso presente. Portanto, quanto mais no passado estamos ligados menos "presente" vivemos e vice-versa.
Pré-consciente: é aquilo que podemos lembrar. São conteúdos que não estão presentes o tempo todo, mas temos acesso a essas informações, como por exemplo, um número de telefone ou endereço, ou até mesmo um nome.
Inconsciente: é a parte primitiva, é o nosso Id.
Embora não tenhamos acesso as informações que já foram registradas o inconsciente influencia nosso comportamento, por exemplo, nosso comportamento, nosso jeito de falar e de agir, são frutos de registros inconscientes.
Se formos representar essa estrutura graficamente, vamos imaginar um iceberg.
O topo corresponde ao consciente, a porção deste iceberg que fica entre a superfície e parte submersa, mas conforme o movimento da água, podemos ver, é chamado de pré-consciência e a parte que está totalmente submersa e maior é o inconsciente. Embora não tenhamos acesso as estas informações, lembrem-se, são elas que influenciam nossas vidas.

2 comentários: