segunda-feira, 9 de maio de 2011

blog, bloggar, bloggeiro


Sobre a pesquisa, "o motivo de bloggar", infelzimente não obtive muitas respostas.
O que me levaram a pensar em uma outra questão - será que quando se segue um blog, apenas se segue por ser seguido? Será que realmente as pessoas leem o que escrevemos?
Bom vou fazer mais uma pesquisa pra ver quantas pessoas vão percebe-la.
Mas o resultado que me apareceu mesmo sendo um número muito pequeno era o que eu já imaginava.
A questão era: Por que voce blogga? Os motivos que apresentei foram:
Para ser lido, para ter seguidores, para ser aprovado, para me expressar, para divulgar meu negocio, nada disso
57% dos votos foram "para me expressar."
Seres humanos tem  a necessidade de expressão, mas para se expressar é necessário uma platéia. Alguém precisa nos assistir. Aqui no blog seria o motivo "ser lido".
Se não fosse esse o motivo o mais fácil seria ter seu diário particular, um caderno, onde voce pudesse "se expressar". Mas o blog usa a internet onde o bloggeiro usa seus pensamentos e expressões para que alguém o leia. Portanto, no meu entendimento, a necessidade de bloggar é para ser lido!
E ai concordam comigo?

4 comentários:

  1. Oi Lia,
    eu comecei a escrever porque queria uma auto-avaliação depois de algum tempo. Geralmente, não gostava daquilo que escrevia, nem mesmo concordava.
    Num segundo momento, resolvi compartilhar meus textos, então montei o blog. Só depois de alguns meses tive meus primeiros seguidores, e comecei a ler blogs. Confesso que foi bom saber que os outros gostavam daquilo que eu pensava. Talvez, o fato de ter meus textos publicados tenha influenciado até na maneira de escrever. Acho que, hoje, tenho mais cuidado e atenção quando escrevo.

    Bom, é isso.
    Desculpe pelo longo texto...hehehe

    Um bjo!

    ResponderExcluir
  2. No in´cio tudo é febre, vc ler muitos blogs e acredita que das centenas de seguidores, todos leem o q vc escreve. Na realidade todos querem ser lidos, e por isso te seguem para serem seguidos, e comentam para serem comentados. Muita gente faz comentários apenas esperando a troca. Porém, e felizmente o porém existe, há Seguidores que seguem não esperando nada em troca e comentam sem esperar comentários, e os comentários realemnte acrescentam a experiencia de bloggar.Mas isso só descobrimos depois de um tempo. E isso não é tão ruim, porque passamos a dedicar mais tempo a leituras de maior valor, lemos poeque gostamos e muitas vezes nem comentamos.
    Bem, comecei a bloggar para ter o q fazer, para continuar lendo e escrevendo, para não enferrujar a mente. Nesse mundo conhci pessoas ótimas, leio textos maravilhosos, fiz contatos surpreendentes. Acho q o blog não é apenas um espaço virtual no queal apresento meus textos mas é o meu lugar ser-no-mundo.

    Já havia comentado sobre esta questão de seguidores e comentarios com um amigo blogueiro. é de falto algo a ser pensado.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Sim, está certa! Blogamos para que os outros leiam nossos pensamentos, acho que todos nós seres humanos temos a necessidade de sermos "ouvidos" é uma forma de recebermos atenção. Assim penso! Ah, eu sigo seu blog pois acho seus textos interesantes e porque tenho uma enorme paixão pela psicologia, tudo que se refira à ela é algo interessante de se acompanhar. Beijimhos...

    ResponderExcluir
  4. Oi Lia

    Sou estudante de psicologia, resolvi depois de certa reflexão (pelo que li as mesmas de muitos), fazer um blog sobre Psicologia, em especial a vertente da Psicologia Social. Sou apaixonado pela psicanálise, e esta será minha orientação profissional, porém resolvi começar a escrever sobre a Psico Social, por entender que esta engloba ou estuda assuntos mais relacionados a questão da interação inter-subjetiva. Creio, que no nosso mundo pós-moderno, temos cada vez menos tempo de ter relações significativas em nossas vidas, a internet funciona por sua vez como um tipo de "valvula de escape", aonde todos podemos, extrair de nosso âmago tudo aquilo que desejamos. Nossas motivações pessoais são variáveis infinitas e a não ser pelo processo da terapia, não há ou não é possível conhecer-las claramente. Uma das primeiras lições é exatamente essa: não é possível generalizar-mos regras ou condutas universais, inferir causas a comportamentos alheios, se o fizer-mos, então não estamos mais falando em psicologia e sim estaremos no terreno do achismo do senso comum. Parabéns pelo blog, passei dois meses pesquisando e lendo diversos blogs e foi difícil encontrar os que valessem a pena comentar, o seu tá bem legal !!!

    ResponderExcluir