sábado, 21 de março de 2009

O SIMBOLO

             A letra "Psi" O símbolo adotado pela Psicologia corresponde a vigésima terceira letra do alfabeto grego, cujo significado é PSI.  A este prefixo “PSI” adicionou-se o sufixo “QUE” formando a palavra “PSIQUE”, que em outras palavras significa: estudo da alma. Inicialmente a Psicologia surgiu voltada para o estudo da alma, mas com a influência do positivismo no contexto mundial, a Psicologia só poderia ser considerada ciência natural, caso possuísse um objeto de estudo que não fosse metafísico (imperceptível aos sentidos humanos) e que estivesse contido nas dimensões temporais e espaciais.  Assim, a “alma” não poderia mais ser o objeto de estudo da Psicologia que aspirava tornar-se ciência. A “alma” não podia ser observada e nem mensurada portanto, não atendia aos requisitos científicos estabelecidos pela corrente positivista.  O Behaviorismo Metodológico, veio para resolver este impasse e finalmente elevar a Psicologia ao status de ciência.  Watson propôs que o objeto de estudo da Psicologia não deveria ser a alma, mas sim todo comportamento observável.  
Hoje, o símbolo “PSI” representa o tripé que sustenta a ciência do comportamento em suas três vertentes: A corrente comportamentalista, a corrente psicanalítica e a corrente humanista. 
Estudar psicologia sem entender o significado profundo do seu símbolo representativo significa perder um elemento essencial para sua compreensão. Inicialmente, é importante lembrar que além de ser o símbolo, é também uma das letras do alfabeto grego, correspondente ao fonema "psi" e ao número 17. Embora este seja o começo da explicação sobre seu significado, não podemos esquecer que a letra "psi" tem toda uma historia e está associada a realidades muitos profundas, expressadas através da mitologia. 
A letra "psi" é o principal símbolo representativo de Deus Possêidon (ou Netuno em Latin). Possêidon significa "senhor das águas", é o Deus das águas, mas principalmente, das águas subterrâneas e submarinas. De acordo com a Mitologia, após a vitoria dos Deuses sobre os Titãs, o universo, foi dividido em três reinos, um para cada irmão: Possêidon obteve o domínio do mar. Zeus, a maior autoridade do Olimpo, ganhou domínio sobre o céu e a terra e Hades sobre os infernos e o mundo subterrâneo e vulcânico. Possêidon nem sempre foi muito dócil à superioridade e autoridade de seu irmão Zeus. Possêidon percorria as ondas sobre uma carruagem tirada por seres monstruosos, meio cavalo meio serpente ou por cavalos. Seu cortejo era formado por peixes e delfins e criaturas marinhas de todas as espécies. Eram jogados touros vivos no mar como sacrifício a Deus. Possêidon Reina em seu império líquido, a maneira de um "Zeus marinho", tendo por cetro e arma o tridente , que dizem ser tão terrível quanto o raio. Uma concepção mais antiga de Possêidon é o de "sacudidor da terra", o que corresponde a uma ação de baixo para cima, isto é, uma atividade exercida do seio da terra por uma divindade subterrânea. Quando a terra treme devido á força de Possêidon, tudo que está apoiado sobre a terra é destruído. O tridente era usado por Possêidon como arma de guerra: quando ele o enfiava no coração do seu adversário ganhava poder sobre sua alma. Para demonstrar sua força, Possêidon golpeava a terra com seu tridente e fazia brotar um mar, ou, segundo outras versões, um cavalo. Em sua cólera, Possêidon usava seu tridente para inundar ou secar terras.As três pontas do Tridente representam as três pulsões: Sexualidade, Autoconservação e Espiritualidade (Auto-realização) e, fonte de todos os desejos facilmente exaltados e da natureza imanente. A Sexualidade e a Autoconservação são forças indispensáveis para a vida, mas que também representam o perigo da perversão e a fraqueza essencial que pode possuir o homem. Sobre o conceito de espiritualidade como pulsão, Leonardo Boff em seu livro "A Águia e a Galinha" menciona textualmente o seguinte: "A vida espiritual possui em nós o estatuto de uma energia originária. De um instinto com a mesma cidadania que o instinto sexual, o instinto de saber, o instinto de poder, o instinto de violar os tabus e o instinto de transcender". Note, não se trata de um instinto qualquer, entre tantos, mas de um instinto fundamental, articulador de todos os demais. A Pulsão da Espiritualidade também pode ser comparada ao "Impulso para a auto-realização" defendido por Carl Rogers e os existencialistas e também a "necessidade de evolução" defendida por algumas teorias religiosas. Ainda de acordo com conceito das 3 pontas do Tridente, da tríade de forças, como não lembrar da divisão Freudiana do sistema psíquico em: Inconsciente, Pré-consciente e Consciente (1ª tópica - Até 1914) e em: Ego, Id e Superego (2ª Tópica - Após 1914)?
A partir disso, podemos concluir que o símbolo da psicologia é essencialmente o símbolo das forças do mundo inconsciente, que podem levar-nos à loucura e a morte ou até os estados mais perfeitos do equilíbrio psíquico.
autor anonimo
Querendo ler mais sobre Simbolo, leia minha postagem O Simbolo II

13 comentários:

  1. É muito interessante saber um pouco sobre a história da psicologia,pois envolve a mitologia grega...algo tambem muito legal.E é mais interessante ainda quando tem algo a nos acrescentar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou no primeiro Período de Psicologia e adorei a definição dada por este blog, foi realmente de grande ajuda :)
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. estudo psicologia e não sabia o significado, foi muito esclarecedor

    ResponderExcluir
  4. No wonder este post é um sucesso! tem todas as informações que eu queria sobre o símbolo, além de ser muito informativo e bem escrito! Gostei muito, vou favoritar pra ler de novo e seguir! Antes de estudar psicologia este símbolo pra mim era só o Netuno mesmo, e descobrir toda a simbologia de seus muitos significados é muito leagal, adorei a idéia do tridente sendo as pulsões, e três linhas da psicologia atual. Muito instrutivo (not mentioning way cool!!)

    ResponderExcluir
  5. Ola, obrigado pelas informações que são apresentada, foi de grande valia,, atraves dessas informações consegui sanar as minhas dúvidas referente o simbolo da psicologia...obrigado..

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo Blog, interessante.

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog!
    Consegui tirar todas as minhas duvidas relacionadas ao simbolo da Psicologia..

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. BOm vou ainda começar o curso de psicologia nesta proxima segunda feira, sei que a historia e realmente passado e que tenho um Deus que ministrara a verdade para um mundo tão mitologico,para mim o simbolo da psicologia sera sempre representado pelo PAI,FILHO E ESPIRITO SANTO.o qual deve ser dado toda honra e Gloria

    Fabia Guimarães

    ResponderExcluir
  9. legal este blog!parabéns

    ResponderExcluir
  10. PREFEITO O COMENTARIO DA FÁBIA!!! ESTAVA ATE PENSANDO EM DESISTI DE COMEÇAR O CURSO COM TANTA MITOLOGIA E BLÁ, BLÁ, BLÁ!!!!! ACREDTIO PIAMENTE TBM QUE O SIMBOLO REPRESENTA PRA MIM DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO !!!! A QUEM TODA HONRA, TODA GLÓRIA E REVERENCIA SÃO INDISCUTIVELMENTE DEVIDOS!!!! AMO ESSE DEUS DE TODO MEU CORAÇÃO!!!!!!!!! ANA PAULA

    ResponderExcluir
  11. Adorei a explicação, vou começar o 5º semestre de Psicologia, e achei a explicação bem mais clara de quando comecei a estudar. Valeu

    ResponderExcluir
  12. Adorei. Muito esclarecedor. Parabens.

    ResponderExcluir
  13. aaaaaaaaamo psicologia, serei uma futura psicologa com muito orgulho e amor pela minha profissão

    ResponderExcluir