sábado, 4 de julho de 2009

Mas é um sujeitinho sem personalidade! Ou então: é uma pessoa de personalidade forte!

amalgamaMas o que é isso?
Algumas "personalidades"vão pra academia e outras não?
Creio que quando alguem usa essa expressão ela se refere a identidade de alguém. Por que sinto que é o mesmo que dizer "sujeitinho sem CPF". Faz sentido?
A personalidade está realmente ligada a nossa essência. Nascemos sem ela e somos formados da mescla da personalidade de nossos pais e mais aquilo que adquirimos no decorrer de nossa infancia.
O dito popular de personalidades fracas ou fortes, tem haver com pessoas que não se expressam ou que nao são de argumentar muito e com outras que se expressam demais. Não é isso?
Bom as Teorias da Personalidade não gostam de rotular as pessoas dessa maneira. É errado dizer que o sujeito não tem personalidade. Todos nós temos. As nossas diferenças é que fazem a diferença.
Só existimos, crescemos e vivemos por causa dessas diferenças.
Quando nascemos passamos por fases do desenvolvimento conhecidas como oral, anal, falica tambem conhecida como fase edípica. Pela teoria Psicanalítica, se acredita que finalizando essas 3 primeiras fases do desenvolvimento a criança já tenha sua personalidade formada. Há quem diga que aos 4 anos ela já esteje formada, o que é possível, já que o mundo tem andado tão rápido e hoje em dia temos acesso a informações de maneira tão fácil que nossas crianças automaticamente estão ligadíssimas.
Para ficar claro podemos dizer que personalidade é o" quem sou eu"?! Ô perguntinha dificil quando voce está em sessão de psicoterapia. Por que ai temos que explorar não só as partes boas mas também as ruins. Não somos feitos só de coisas bonitas, de feias também.
Portanto personalidade é voce com tudo que você tem ai dentro, emoções, histórias e estórias, alegrias, tristezas, escolhas...e por ai vai.
Quem é você?
abraço! ;0)

2 comentários:

  1. Lia querida,
    Adorei! Deves escrever sempre. Essa é uma maneira de tu dialogares com as pessoas que te leem. Adoro tudo o que tem a ver com o ser humano e a finalidade de sua existência neste mundo.
    Beijo!
    Tânia

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.Sou leigo no assunto, mas tirei todas as duvidas nesse pequeno texto. Obrigado!!!

    ResponderExcluir