quinta-feira, 19 de março de 2009

Por que fazer terapia?



Será que hoje em dia ainda se pensa que, terapia é coisa pra louco?
A Biblia diz: "Confessai as vossas culpas uns aos outros para que sareis".
Portanto, considero a Psicoterapia como sendo um fator organizacional da fala. Precisamos falar para nos organizar.
Seriam os 50 minutos semanais de investimento em voce mesmo, onde voce pára para se ouvir e entender em que emaranhado se meteu, ou como sera que foi parar ai?
Nós somos um grande quebra cabeças e tendo um pscicoterapeuta nos ouvindo e assistindo, e com sua bagagem intelectual e mais a técnica nos traduz em  linguagem cotidiana, o que se passa ai nesse interior, que nos angustia, deprime, alegra e nos faz ficar tão pensativos pra depois podermos sorrir e caminhar sempre em frente, fortes, organizados e buscando a nossa saúde mental.
E voce precisa de terapia?

2 comentários:

  1. Querida Lia,

    Concordo plenamente com o conteúdo do teu texto. A terapia é fundamental para todas as pessoas, porque vivemos em um planeta dominado pela "esquizofrenia social", cheio de modelos prontos a serem seguidos. Isso nos causa muitas angústias, dores, sentimentos de inferioridade, ainda mais para aqueles que precisam seguir o padrão ético e estético ditado pela mídia...ser magra, ser bonita, ser sexy, ser boa disso, boa daquilo e, além disso, fútil. No momento em que fazemos terapia, estamos nos escutando e organizando os nossos pensamentos, estamos nos vendo por dentro, constituindo a nossa subjetividade e nos enxergando como seres singulares numa pluralidade cultural massificadora. Existe sim, ainda e infelizmente, muito preconceito em relação a fazer terapia, justamente porque quem pensa dessa forma é movido pela ideologia dominante, a mesma que é veiculada para todos no sentido unificá-los diante do neolibelismo.
    Beijos, querida amiga!
    Tânia

    ResponderExcluir
  2. Querida Lia,

    Tudo joinha?
    Tenho percebido o quanto é difícil convencer uma pessoa do quanto é importante para um bom convívio social que ela procure ajuda profissional de um psicoterapeuta. Essa ferramenta além de nos auxiliar a enxergar na escuridão dos nossos medos, nos orienta a buscar caminhos alternativos, nos faz quebrar uma sequencia repetitiva de comportamentos errôneos e traçar de forma inteligente outras soluções, outros caminhos para os mesmos dilema. Valorizo imensamente o profissional que trabalha com as emoções das pessoas ,porque não é fácil entender o que se passa na cabeça criativa delas, (e quando digo criativa é no sentido de inadequação de pensamentos e comportamentos não sadios).
    Fazer comque umapessoa pare de praticar um ato falho e vicioso é tão difícil quanto tratar umdependente químico, numa primeira decepção há recaídas,retrocessos que o terapeuta pacientemente... percebe e volta ao ponto de partida quantas vezes forem necessárias.
    Um abraço para meu terapeuta Jair Jr

    ResponderExcluir