segunda-feira, 4 de abril de 2011

maturidade

Antigamente o que definia um ser adulto, maduro, era a idade, que podemos dizer iria de 25 a  50 anos.
Era quando o jovem adulto já havia terminado sua faculdade, trabalhava, já tinha o interesse por buscar relacionamentos duradouros e até planejava ter sua familia. A sociedade entendia e definia assim esta fase, colocando uma fronteira entre a adolescencia e a fase adulta.
Hoje a ciencia, conforme a pesquisa de uma psicóloga britanica, revela que o adulto apresenta uma mudança na personalidade, no comportamento. É alguém que pensa no outro, é responsável, assume seus erros, não é uma pessoa egoista.
É o ser indepente, tanto financeiro como emocional. Toma decisões sozinho. É a pessoa que sonha e que conquista.
É alguém que busca no ontem seus aprendizados, é aquele que convive  com seus erros e os toma para uma aprendizagem futura.

2 comentários:

  1. Sempre me achei muito madura para minha idade, mas não considero uma vantagem. Mesmo antes de ter independência financeira, eu já decidia tudo, resolvia os detalhes, nem precisava de adulto. Essa falsa maturidade não deixava transparecer que, ainda assim, eu ainda era uma menina e precisava de atenção, carinho, até um colo.
    Um beijo pra você, Lia

    ResponderExcluir
  2. Realmente, já passou e muito o tempo em que a cronologia estabelecia limites para a maturidade, algo abstrato, mas totalmente perceptível pelas atitudes, pelos diálogos, pela sabedoria ao tomar decisões daquilo que vem a ser melhor ou não para si. É maduro aquele que sabe aproveitar os acontecimentos, principalmente os negativos, e tira deles várias lições de vida. Maturidade é análise crítica da realidade. Beijos, querida!

    ResponderExcluir