quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fase fálica


Fase que vai dos 3 aos 6 anos - A descoberta da sexualidade. O intresse pelo sexo oposto.
Meninos elegem a mãe como namorada e as meninas elegem o pai. Parceiros ideais.
Crianças do sexo oposto quando brincam juntas se dão conta de que seus orgãos sexuais são diferentes.
Descobrir e entender essa diferença sem traumas ou proibições é o mais saudável. Afinal faz parte da vida!
O que ocorre aqui é o pânico dos adultos por muitas vezes não saberem lidar com as questões da sexualidade e ai não se sentem seguros em lidar com a sexualidade de seus próprios filhos.
Sexualidade não é sexo. É a maneira como você lida com sua sexualidade (o ser homem ou ser mulher) e a descoberta do prazer e isto deve assustar aos pais e as pessoas que cuidam. Crianças tem sexualidade!
É a famosa fase edípica que vem da lenda grega quando Édipo se apaixona por sua mãe sem saber que esta o era.
A criança nesta fase é cheia de energia e também muito sedutora. Em muitos casos ela quer dormir entre os pais, são os famosos medos noturnos para poder ir dormir com a mãe ou o pai.
É importante os filhos continuarem se sentindo protegidos mas também é muito importante o limite. Não permita que os filhos invadam sua privacidade, eles devem permanecer em seus quartos e em suas próprias camas. Deem o apoio necessário a eles, sejam presentes mas sem abrir mão de sua vida. Choros vão acontecer quando voces dois, casal, forem sair, não caiam nessa, eles precisam deste limite. Agora é a hora do pai e da mãe, que são marido e mulher.
O que pode dar errado nesta fase? Caso a criança se identifique com o progenitor do mesmo sexo por razões como por exemplo, este progenitor ser muito agressivo, ser alcoolatra, muito rude, ai a criança se volta ao progenitor do mesmo sexo sendo esta uma das razões para o homossexualismo.
Quando tudo corre bem na fase teremos pessoas que sabem expressar seus sentimentos, são amigáveis, amorosas e capazes de proporcionar bem estar aos outros.
Como esta fase é chamada falica que vem de falo - pênis - está ligado ao poder, disputa. Na resolução da fase, ela pode deixar como marca do caráter alguém poderoso, um líder por exemplo, por que já que ele traz consigo a habilidade de lidar com o outro, ele poderá liderar pessoas. Ou também quando sendo portador de riqueza, pode esbanjar seu dinheiro, pode comprar carros caros e assim por diante, sempre para mostrar (inconscientemente) que não sofreu a castração durante sua infância onde não teve o objeto de seu amor idealizado. Ressalto aqui, que o amor e o desejo sentido pela criança entre os 3 e 6 anos jamais podem ser comparados ao amor de uma adulto, a criança não tem essa noção, mas é um sentimento grande e de posse.

9 comentários:

  1. Este artigo foi útil para enriquecer meus estudos acadêmicos!

    Valeu!

    C/ apreço,
    Lourenço Neto

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    minha filha tem 1 ano e 11 meses.
    Está constantemente mexendo em seu órgão genital.
    Todos consideram ela muito "adiantada" pra sua idade, em relação as suas atitudes... falou muito cedo, andou muito cedo, sabe várias cores, formas geométricas, quase todas as letras do alfabeto, conversa de tudo, conta tudo que acontecem... enfim, considerando isso, seria possível que ela estivesse adiantando sua fase fálica? preciso me preocupar com essa atitude dela? como devo agir? se puder me ajudar ficarei muito grata.
    Obrigada,
    Luciana Polese Toffoli
    lucianapolese@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei esses estudos,pois me ajudou bastante nas questões que precisava!Obrigada e espero sempre poder contar com seus conhecimentos!ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de aprofundar mais sobre esse assunto. saber como trabalhar uma pessoa quando essa fase foi pulado ou não foi definida. como trabalhar isso?

    ResponderExcluir
  5. Tive uma prova ontem de psicologia. Estudei, mas na hora não sabia muito, mas veio exatamente isso na minha cabeça!! Me sai bem!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Minha Filha tem 4 anos,e a professora falou que ela e um coleguinha estavam se tocando em baixo da mesa!!!Conversei com ela,mais ainda está acontecendo.O que faço em relação a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Chris Arraes, caso queira uma resposta particular por favor me deixe seu e-mail.
      O importante nesta situação é não dar bronca, não fique nervosa nem ansiosa, embora mães fiquem preocupadas. Mas a conversa é o que vai ajudar sua filha neste momento. Mostre que voce estará presente sempre pra ela e que seu amor é incondicional.

      Excluir
  7. As vezes penso que sei e outras mais vejo que o saber não se resume na pequena linha que posso andar do conhecimento, mas posso sim amadurecer no pleno conhecimento e fiel para deixar-me avista uma visão mais madura do que realmente pode ser.... obrigado nobre amiga.
    Sou quase um gestor de segurança pública.
    Mas a informação é algo que sempre muito me chamou atenção.

    ResponderExcluir