quarta-feira, 22 de julho de 2009

Michael Jackson - sob meu olhar - clínico!


Depois da perda, como fã deste grande artista, me dei conta de que há muito tempo eu não prestava mais atenção nele. Então fui buscar na internet sobre o Michael, revi seus vídeos e ouvi suas músicas.

Acabei assistindo a alguns documentários feitos por um Britânico e outro por um Americano. Muito interessantes. Pude perceber como a mídia o massacrou e à muitos de nós, que como eu, caímos nessa.

Vocês já prestaram atenção nas letras dele? (A internet tem todas elas). Em uma de suas entrevistas ele fala que buscava sua inspiração nas crianças. Na hora não achei que aquilo fizesse muito sentido, então prestei atenção. Talvez se tivesse feito isso antes, não teria caído no “conto da mídia”. Pois, como alguém trazendo mensagens de paz e amor, fim de lutas, poderia fazer mal a uma criança? Ele realmente era uma pessoa amorosa, foi possível constatar isso por meio do relato da pequena Paris: “o melhor pai do mundo”!

Perfil de psicopata ou psicótico ele não tinha, portanto, o caminho a se pensar é outro.
Enfim, as letras são muito sensíveis, de uma inteligência estupenda! Sua história nos conta que foi tratado como um adulto aos 5 anos de idade e que depois de adulto se tornou uma criança. Acredito, depois de tudo que vi, que isso é verdade!

Durante seus shows se vestia como adulto, cheio de agressividade, provavelmente para chamar atenção das pessoas em relação ao mundo. Por que suas músicas realmente mexem. Prestamos atenção por que ele as cantava como se fossem estórias, que nos remetem a uma realidade cruel. Passa a idéia de que está em nossas mãos fazer a mudança. Alguns de seus vídeos são cheios de fantasmas e monstros, fato que poderia estar relacionado com suas fantasias e medos infantis.

Em sua história, tirando as surras do pai pela cobrança de uma perfeição enquanto criança, também houve a exigência do pai em relação aos outros irmãos, dizendo durante os ensaios "façam como o Michael" , se não fizessem apanhavam. Imaginem a culpa que devia sentir, o peso, a responsabilidade e o desejo de se libertar! Essa libertação veio sem avisar, de repente. Em um dos shows com os irmãos, ao final, ele anuncia ao público o fim dos Jackson 5, para surpresa dos irmãos e a raiva do pai, de forma que ele, Michael, teve que ter a proteção de seu segurança. Então aconteceu a Terra do Nunca!

Muitas vezes, quando estava em hotéis, com seus irmãos, era lhe pedido por estes que ficasse em silêncio, que ele ouviria barulho no quarto, mas que não abrisse os olhos. Os irmãos recebiam mulheres no quarto durante suas turnês.

Fico pensando uma criança de 5 anos - 10 anos tentando dormir enquanto seus irmãos, já bem maiores, tinham relações sexuais. Será que ele realmente dormia? Não creio!
Uma criança nessa fase, aos 5 anos, estava descobrindo sua sexualidade, supostamente após a fase fálica, que vai dos 3 aos 6 anos (sexualidade em descoberta), a criança entraria na latência, onde tudo se adormece no emocional de uma criança (7 - 10 anos). Mas não para Michael, ele teve que conviver com isso. Sua sexualidade não foi adormecida. As questões internas não se desligaram. Provavelmente ele colocou toda sua energia na criação artística, já que não podia ter um relacionamento. Vocês já viram o vídeo clip dele em frente a um hotel? Uau! Não tem música, é apenas ele dançando e gritando. Ao final do vídeo se transforma em uma pantera negra! Maravilhoso! Talvez hoje de pra enteder a razão daquele video clipe tão falado e censurado. Provavelmente nem ele teve consciência da razão do video clipe, mas hoje sabemos o que um hotel significava para ele.

Dai nasceu o grande artista, incansável! A isso chamamos sublimação. Ele tinha todos os motivos do mundo, por causa de sua história de ser um pervertido, mal, destruidor, mas não, ele colocou tudo em sua arte e mostrou suas dificuldades pela vida. Sem agredir aos outros. Mas claro foi mal interpretado algumas vezes. Não culpo o pai que o acusou, imaginem, um homem dormindo com uma criança. Mas ele não escondia isso, tamanha sua inocência.


Michael não se aceitava, se achava feio, o pai lhe dizia isso. Ele também relata nunca ter esquecido um episódio em sua vida quando, na rua com seus irmãos, uma senhora os reconheceu e perguntou onde estava o pequeno Michael, bem na época ele já não era mais pequeno, deveria estar entrando na fase da adolescência, e quando a pessoa o viu, o olhou com desprezo, sabe quando olhamos algo que temos nojo, pois é, ele se sentiu muito mal querendo sumir daquele lugar. Não esqueceu disso, ouvi ele contar este fato aos 44 anos. Isso o levava a pensar que ele era alguém muito feio. Dai a razão das máscaras! Assisti um episódio, ao qual estava num hotel e entrou num elevador, primeiro se deparou com um espelho enorme e provavelmente alguns hospedes ali dentro, imediatamente ele cobre sua face , pede desculpas e se justifica dizendo a eles, "vocês terão que olhar para face mais horrível do mundo".

Outra coisa a ser considerada seria o medo do sexo, ainda neste documentário ele fala das namoradas da adolescência, diz que em determinada época uma das namoradas o chamou para ir a casa dela, ele foi, mas na hora H, não conseguiu, cobriu o rosto, provavelmente copiando um comportamento infantil e ele mesmo disse: "tive medo"! Afirma na entrevista que espera que ela o tenha perdoado. E aqueles casamentos que ele teve? A maneira como os filhos vieram? Debby diz que o primeiro filho foi de uma relação e Michael diz que o último foi de um relacionamento com uma mulher que não queria se identificar.

Percebi dois Michaels, o preto e o branco, o feio e o bonito, o bicho e o homem, o herói, o rei e o plebeu, o bom e o mau. Para mim, ficou claro que o preto era o personagem dos palcos, o grande artista, amado, idolatrado e o branco era o Rei, em seu palácio, (Neverland), cheio de conflitos, frágil, com problemas emocionais. Ingênuo e impulsivo. A ingenuidade se mostra quando ele, a frente das câmeras, segura a mão do menino de quem recebeu a acusação e diz que todos devem fazer isso e impulsivo quando empolgado no hotel, aos gritos dos fãs, resolve mostrar o filho menor da sacada do hotel. Me choquei quando vi aquilo, mas dentro do quarto do hotel estava o entrevistador que fazia o documentário e mostra o que se passava lá dentro, houve o pedido da babá para que ele não fizesse aquilo, mas o impulso que ele teve foi muito maior do que a razão. Coisa de criança! Ao mesmo tempo era comprador compulsivo, gostava de esbanjar, aqui mostrando um pouco de seu caráter fálico, que é formado após os 3 e 6 anos, precisava mostrar que tinha algum poder, e este, era o do dinheiro.

Em sua vida particular, doce, como as pessoas o descreviam, uma criança, querendo brincar o tempo todo, frágil em busca de transformações que nunca lhe davam prazer e não teve tempo de se reconhecer, uma pessoa maravilhosa, que estava bonito sim! Continuou se transformando tanto que se perdeu, ficou transfigurado. Talvez aqui, para se sentir filho desse pai, ele acaba atendendo o pedido do pai e se torna feio, sem forma, claro isso de maneira inconsciente. Somando a isso, o vitiligo, onde as pessoas o criticaram tanto por não aceitar sua cor, mas era a luta interna, ele via o feio em todo lugar, a maneira como ele se defendia e se escondia, usando esparadrapos e luvas para esconder as manchas, e seus costumes viraram moda!

Mas também me deparei com um Michael que levanta cedo, num dia chuvoso, de pijamas, colocaum casaco por cima, vai até uma livraria e entra com o guarda chuva aberto. Claro a foto saiu. O que será que ele queria com isso? Não me importo com minha feiura! Ou sou bonito de qualquer jeito!

O outro Michael adulto, era o dos palcos, extremamente sedutor, agressivo, explosivo, as vezes, um general forte e outras vezes triste e dramático, teatral. Ouvi Isaac Hayes dizer que ele parecia possuído nos palcos.

Mas também tinha seu lado amoroso com os fãs, parava pra eles, descia do carro para abraçá-los, dar autógrafos. Incrível, sorria para todos.

Bom essas são as considerações de uma fã, que por acaso é psicóloga e desejaria imensamente você, Michael Jackson, em meu divã!

Fico me perguntando, será que nunca fez análise? Será que nunca alguém lhe sugeriu isso? Ou será que simplesmente você ignorou a hipótese de buscar uma ajuda emocional?

Você foi um ser humano fantástico!Você disse que gostaria de viver pra sempre, fisicamente não, mas sua obra está aqui e com mensagens muito lindas! Obrigada!

Como ele dizia aos seus fãs: love you more (te amo mais). Agora eu posso dizer: love you more and more!


Para ver os documentários, acesse you tube e busque: living with Michael Jackson.
A foto dele de pijamas na livraria:http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI20487-9531,00.html
Tambem assisti ao filme: "Man in the mirror"
Reblog this post [with Zemanta]

20 comentários:

  1. Não tinha pensado nisso,assim, por essa ótica. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ao ler tudo isso fiquei muito emocionada...
    O problema na minha concepção, é o de as pessoas jugarem, sem ter um argumento se quer.Hoje em dia a impressa só pensa em lucrar, não imagina no que a notícia pode causar nas pessoas. Michael Jackson foi, pra mim, a vítima mais massacrada da mídia. Sofro em saber que acreditei nas mentiras que apareceram da mídia, e me arrependo de qualquer comentário que fiz. Vi os documentários do jornalista britãnico, mas a pouco fiquei sabendo que ele fez uma edição erronêa, e que Michael Jackson ficou muito chateado com isso, por isso pouco tempo depois fizeram outro documentário, não sei se é o que você coloca, que é A RESPOSTA-TAKE 2, no youtube.
    Queria que todos pudessem ler o que você escreveu, para que "todos" sentissem culpa, por ter participado da dor de um ser humano. Não interessa se é o REI DO POP, era um ser humano, e me dá nojo ver a impressa massacrá-lo.

    Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Ola Jessica,
    muito obrigada pelos seus cometários.
    Bom na verdade assisti ao take 1 e take 2 mais o filme produzido por Michael que esqueci de mencionar - Man in the mirror! Fora shows e video clipes.
    Continuo estudando seu comportamento e quem sabe um dia nao vira livro!
    Obrigada querendo divulgue meu blog eu tenho feito isso mas com poucas respostas.
    Fico feliz que tenha entendido!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. De Regina...
    Lia, o que posso dizer que é um prestígio imenso poder ler tais linhas, não apenas como fan e sim principalmente como artista até porque também faço musica e principalmente como Humana que sou, não vejo o Michael apenas como artista, e é claro que se eu o visse gostaria apenas de questioná-lo sobre a minha propia vida, no tocanta a falar sobre mim, pois acho que pessoas como ele saberiam melhor do qualquer outra dar a resposta para "conflitos" pessoais de outrém, no entando creio eu e já me contradigo que não é apenas uma méra crença, e sim um fato de que ele realmente deveria ter obtido um Amigo(a) que não fosse apeanas do meio artistico como Ele mesmo disse no livro de J.Rendy T, que quando o seu irmão o Jermaine se casou ele sentiu uma amargura intensa, era como se o melhor amigo se a melhor parte da familia dele tivesse o abandonado, e que por assim dizer ele estaria perdido. E sim concordo, e ainda reforçando se não fossem apenas os "amigos profissionais como Tailor, Ross, Smokey Rob, e tudo mais certamente ele teria um melhor estado de espirito e certamente os melhores conselhos pois ele desejara uma vida comun como a de todos nós....!!!
    E já de ante mão te reservo também um comentário sobre o meu comentário até porque estou a falar para uma especialista.

    Não sei ao certo, mas acredito que também os bons psicólogos são aqueles que nos mostram o lado contrario da vida, tal qual Michael Joseph Jackson! E de certa forma falando no tocante da minha concepção pessoal, ao ler este livro não apenas encontro respostas para a vida de MJ e sim como as minhas.

    Grande Beijo, e é isso. Não apenas ídolo e sim uma ferramenta para o intendimento pessoal de qualquer pessoa.
    Grandioso Menino/Homen Michael Jackson.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o seu texto. Como já fiz análise acho que se MJ tivesse feito ele poderia ter superado muitos traumas ao se conhecer melhor. Mas a mídia publica tantos boatos, histórias não confirmadas que devemos pesquisar antes de formar alguma opnião. Publicam qualquer coisa e parecem não pensar que estão falando de um ser humano e que portanto poderá ficar magoado ou ofendido com o que disserem. Penso que todo aquele que escolhe uma carreira artística deve se preparar emocionalmente (a vida toda) e cercar-se de pessoas que verdadeiramente o ajude a lidar com o sucesso, o fracasso, a exposição e o esquecimento, enfim com os altos e baixos da vida.

    ResponderExcluir
  6. Ola Junia
    obrigada pela visita ao meu blog e tambem por ter deixado seu comentário.
    Bom para nós que acreditamos em psicoterapias sim. Teria sido uma boa para ele com certeza. Mas tenho lido e pesquisado muito sobre ele, e olha penso que ele teve esse suporte sim, mas infelizmente era mais importante pra midia dizer que ele era o esquisito.
    Mas sim ele tinha muitas marcas ruins e cresceu num palco, coo ele mesmo disse em de suas entrevistas: "eu não sabia que o mundo me considerava a pessoa mais estranha e esquisita do mundo. Ele completa - "quando voce cresce e desde os 5 anos de idade se encontra diante de 100 mil pessoas, voce é automaticamente diferente". Eu sinto muito pela vida dele, por que as pessoas esqueceram de que ele era um ser humano.E le se fechou em seu mundo. Como uma forma de defesa. Mas nunca foi entendido.
    Uma pena que hoje venhamos a saber de muitas coisas.
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Lia,
    eu também tenho pesquisado sobre MJ porque eu curto as músicas dele desde criança, mas não sabia de muitas das coisas que publicaram sobre ele. Os links abaixo foram os que me despertaram mais interesse.
    Abraço
    Junia

    http://www.wikiislam.com/wiki/Michael_Jackson

    http://www.examiner.com/x-11989-Nashville-Gospel-Music-Examiner~y2009m6d29-Did-Michael-Jackson-become-a-Christian-right-before-he-died

    http://blogs.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog.view&friendId=460323563&blogId=497224703

    http://mjjr.net/content/mjcase/part1.html

    http://www.aphroditejones.com/books/Michael_Jackson.htm

    www.youtube.com/watch?v=_TJbgUVNnpM

    ResponderExcluir
  8. Ola Junia,
    Puxa muito obrigada pelos links!
    Deixa seu e-mail da proxima vez!
    Assim poderemos trocar mais informações sobre ele. Tenho conhecido os fãs de MJ e são pessoas muito bacanas. Me ajudam com informações. Agota ja estou arriscando a escrver um livro sobre a reação que tivemso diante de sua morte e o sgnificado que ele tem em nossas vidas.
    Mas não sei se BRasil se interessa por ele, outro dia entrei num site brasileiro que falavam alo sobre ele ser indicado a premio nobel da paz e aqui as pessoas nao sabem quem ele foi. E ficam indignadas com esta indicação. Eles ainda tem na cabeça, "o monstro", ou "aquele que abusava de crianças". Mas mantenha contato.
    Mais uma vez obrigada pela visita.
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá Lia,
    que bom que gostou dos links. Meu e-mail é juniaadm@ibest.com.br
    Concordo com você sobre as pessoas não saberem quem MJ era. Parece que as pessoas não querem ter o trabalho de verificar a veracidade da informação e escrevem cada coisa...
    Acho que o livro é uma idéia interessante mas muitos preferem escândalos...

    ResponderExcluir
  10. Olá Lia.
    Somente depois da morte de Michael, que eu resolvi conhcer um pouco dele. Ouvi as músicas, li as letras e também vi os documentários.
    Eu sinto um remorço por não ter enxergado esse ser tão maravilhoso e infelizmente triste.
    Como eu gostaria de ter aplaudido ele em vida.
    Quantas pessoas não tiveram essa chance. Michael sofreu muito pelo que pude perceber. Ele não conseguia disfarçar o quanto era atormentado, até sua fisionomia mostrava o quanto ele era sensível também.
    Michael começou a morrer há muitos anos e não teve ningém para lhe tirar do chão.

    ResponderExcluir
  11. oi Nagela
    pena que nao tem como eu te escrever diretamente, mas se voltar por aqui deixe seu e-mail ou escreva em meu e-mail.
    Eu sei o que voce está sentindo.
    Nao se culpe.
    Agora MJ provavelmente e principalmente ainda precise que se limpe seu nome aqui no BRasil, pessoas nao o conhecem e ainda o criticam demais, estou escrevendo um livro sobre a personalidade dele com o sginifado dele em nossas vidas e esta perda tao grande que tivemos.
    Obrigada pela visita e pelo comentario deixado.
    Espero que volte!
    fica bem
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Lia...

    Parabéns pela sua colocação bem completa de quem era o homem por trás do artista.

    Cito: "Depois da perda, como fã deste grande artista, me dei conta de que há muito tempo eu não prestava mais atenção nele."

    Eu me deu conta disso tb, e todos os dias me pergunto como esta pessoa faz falta, engraçado tão distante e ao mesmo tempo tão perto.

    Aproveito e convido seu público a visitar o meu blog e minha msg ao eterno Rei do Pop...http://isangela.blogspot.com/2009/07/eu-odeio-michael-jackson.html

    Bjs, Isa

    ResponderExcluir
  13. Lia...parabéns belo texto e principalmente pela sinceridade, eu também só fui "descobrir" muito sobre Jackson depois que ele se foi, 'só damos valor quando perdemos' e tb me sinto mal por isso, como eu queria ter sido uma fanática quando ele estava aqui, ele merecia...me sinto culpada por ter rido das piadinhas, e por ter dito algumas vezes que ele era 'esquisito, estranho', apesar de nos últimos anos a minha visão sobre ele ter mudado um pouco e até mudei o meu discurso para 'deixem o homem em paz' (comecei a achar ridícula aquela perseguição)...mesmo assim, sinto remorso por não ter percebido o ser humano incrível, maravilhoso e por que não dizer 'surreal' que ele era, me sinto novamente como uma criança que acaba de ouvir Michael Jackson, mas diferentemente de quando eu tinha 6 anos e assisti 'Black or White' pela primeira vez(e fiquei estupefata), hj, como adulta estou re-descobrindo não só o artista, mas principalmente o ser humano..e que ser humano! Mas infelizmente tudo ainda vem acompanhado de uma tristeza irremediável, dor, saudade, culpa, remorso...é cruel.

    ResponderExcluir
  14. Ola, anonimo
    acho uma pena que vcs anonimos passam por aqui e eu nao tenho como conversar com voces.
    Se voltarem por favor deixem seu e-mail, alguma identificação, gostaria de trocar algumas idéias com vcoes sobre ele, já que hoje estou escrevdno um livo sobre a personalidade dele.
    Espero ouvir de voces em breve
    abraço

    ResponderExcluir
  15. Oi Lia...sou a última "anônima" que escreveu sobre Michael...meu nome é Kalyne, meu e-mail é: kalyne_am@hotmail.com, se quiser add no msn fique a vontade.

    ResponderExcluir
  16. Querida Lia,

    Has comentado en mi blog, La Cajita de Peter Pan, que te ha gustado mucho. ¡Me alegro tanto! Pásate por allí cada vez que quieras, eres bienvenida. :-)

    Un beso muy grande y gracias por este buenísimo análisis psicológico sobre Michael.

    Besos desde Cádiz (España),

    Belén (Guinda de Plata)

    ResponderExcluir
  17. Olá Lia,

    Gostaria de dizer que gostei muito do que voce falou sobre o Michael e observei que assim como eu muitas pessoas "acordaram" com a sua morte. Vi revistas, artigos, entrevistas, documentários, clipes , todo material que conseguia dele e apesar de nao ser sua fa numero 1, nao o julguei, mas nao consegui evitar de sentir remorso. É como se a gente achasse que poderia ter feito alguma coisa para ter evitado. Pelo menos é assim que eu me sinto quando eu vejo alguma injustica sendo feita. Posso dizer que ainda nao me recuperei de sua morte. Continue escrevendo estes artigos esclarecedores para as pessoas poderem refletirem...Como voce pediu para deixarem o e-mail de contato, o meu é: NadiaFontenele@ig.com.br


    Nádia

    ResponderExcluir
  18. Ola Lia!
    Estou maravilhada e muito feliz pois fazendo uma pesquisa pessoal me deparei com o seu blog e a beleza do seu trabalho em estudar o MJ. Sou uma esfusiante pesquisadora do assunto tb.
    Descobri isso com a morte dele pois me vi dentro de um sofrimento insuportável e por não entender o estava acontecendo comigo comecei a minha busca atrás de respostas e me deparei tb com esse ser humano maravilhoso. Todas as vezes que entro na rede meu primeiro assunto a ser pesquisado é Mj.
    Enfim, encontrei alguem que depois de muitas buscas pensa como eu fiquei muito feliz.
    Vou voltar aqui e me identificar.
    Hoje só consegui entrar como anônima.
    Até breve

    E muito obrigada mesmo
    Fran

    ResponderExcluir
  19. Olá Lia!

    Estou aguardando o lançamento do seu livro aqui no blog. Quero adquiri-lo e juntá-lo aos meus outros estudos.

    Obrigada

    Fran

    ResponderExcluir